Espaços pequenos, e grandes ideias

15057 3

* Amanda Pellegrini – Acabou de pegar as chaves ou está com a planta na mão? Este é o momento de começar seu projeto. A maioria dos apartamentos entregues hoje em dia tem de 40m² a 60m², e nesse caso você precisa de muita atenção e ideias, para decorar com utilidade seu lar.

O melhor começo vai determinar o nível do seu stress até o final da obra ou da mudança. Então não se iluda, seja realista, avalie com carinho a possibilidade de contratar um profissional. Sou Designer de Interiores há 20 anos e já tive que corrigir muita coisa que não foi pensada antes da execução. A consequência é óbvia: deu errado. E o cliente que fez tudo sozinho gastou mais do que previa pra corrigir o erro. Sem contar o transtorno com os prestadores de serviço.

Não pense que contratar cada profissional da área especifica vai dar certo, somente por serem competentes, posso ser enfática: NUNCA DÁ! Essa é a grande ilusão: gesseiro, eletricista, pedreiro, marceneiro, vidraceiro, tapeceiro, pintor etc… Por melhores e competentes que sejam precisam olhar o todo. E mais: Se contratados sem ter um projeto ou supervisão na execução de cada trabalho, a probabilidade de virar um fenomenal tropeço é muito grande. Pense nisso.

Se você não vai contratar um profissional, tenha em mente que você terá que procurar o máximo de informações sobre tudo, ou você pode contratar uma consultoria pra tirar as principais dúvidas. Eu, por exemplo, ofereço a consultoria de decoração por hora e adiciono um desenho 3D, que já ajuda na visualização do que você quer com uma imagem fotográfica e um valor acessível, menor que de um projeto.

O primeiro passo é ter uma planta. Precisamos fazer a distribuição do mobiliário. Isso mesmo. Mas se você não tem nem ao menos um banquinho, não importa, faça um esboço de qual mobília você vai precisar, por exemplo: cama, sofá, poltronas, armários, mesa, cadeiras e coloque na planta com as medidas pra saber onde vai ficar cada item; quanto espaço vai sobrar de passagem ou qual item você pode abrir mão.

Em espaços pequenos várias soluções são necessárias, vou citar algumas: na sala – prefira um home aéreo, com painel na parede. Isso vai esconder os fios dos aparelhos eletrônicos e pode ter um espaço abaixo, para um pufe ou Seat Garden (banqueta, que serve de mesa lateral).

Seu sofá pode ser planejado pra atender seu estilo ou mesmo para otimizar o espaço. No quarto, cama box com baú, armários  planejados que aproveitem todos os espaços possíveis, do piso ao teto.

Na cozinha – armários bem planejados, fogão, geladeira e pia devem ficar lado a lado ou  formando um triângulo, quando se olha de cima a circulação entre eles. A pedra da pia pode ser planejada na medida certa, onde caibam cooktop e cuba. Outra dica é analisar a possibilidade de unir cozinha e lavanderia com uma única pedra e ainda ganhar espaço para guardar tudo que precisa.

Feito isso, sabendo quais móveis você pode ter em 30, 40, 50 ou 60 m², o próximo passo é definir a iluminação que você deseja. Essa tarefa não é tão fácil quanto se imagina, como ir até uma loja de iluminação e comprar spots e luminárias. Principalmente se optar por rebaixar o teto com gesso que possibilita ter vários pontos de luz, procure  uma loja de iluminação com consultores especializados, leve a planta e você será bem assessorado.

Comprar qualquer tipo de lâmpada será o caminho mais fácil pra detonar sua decoração ou até o orçamento. Efeitos de iluminação são responsáveis por 70% do resultado final do projeto e merecem um artigo exclusivo.

Continue acompanhando a coluna, teremos muitos assuntos importantes para esmiuçar nesta coluna. E qualquer dúvida estou à disposição.

Amanda Pellegrini – @decoracao3d

Total 14 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3 Comentários on "Espaços pequenos, e grandes ideias"

  1. Jessica Santos

    Muito bom de verdade, muito útil. Isso para aprendermos que às vezes o “barato” de não contratar alguém que seja profissional da área acaba saindo mais caro…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *