Projeto Territórios de Cultura tem novas atividades em Santo André

16852 0

O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam…                                                                                                                            Arnold Toynbee.

 

Da Redação – Neste mês tem prosseguimento a série de atividades gratuitas do projeto Territórios de Cultura, que tem por objetivo mapear e democratizar o acesso às diferentes expressões culturais de forma descentralizada. A iniciativa visa ainda instaurar novas formas de pensar a cultura e estimular o surgimento de novos agentes e processos criativos.

Neste sábado (16) tem início a oficina ‘Fanzines da Forja Ardente’, com Perkins Teodoro Moreira, que abordará a linguagem e roteiro de histórias em quadrinhos. Os encontros acontecerão sempre aos sábados, às 10h, no CESA Vila Sá, até 25 de novembro. Indicado para maiores de 16 anos. O endereço é avenida Nova Iorque, s/n, Utinga.

Já a Casa da Palavra Mário Quintana recebe no dia 22 mais uma edição da ‘Roda de Leitura: Uma Viagem Pela Literatura Brasileira’, a cargo de Olívia Martins. Os encontros, que visam disseminar o fomento à leitura, abordarão obras de autores da literatura brasileira como Jorge Amado e Érico Veríssimo, entre outros. Neste segundo encontro, o livro escolhido será ‘Eles Eram Muitos Cavalos’, do escritor mineiro Luiz Ruffato. Indicado para maiores de 16 anos. Outros encontros estão previstos para os dias 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro, sempre às 19h. A Casa fica na Praça do Carmo, 171, Centro.

Paranapiacaba – Promover as manifestações da cultura popular brasileira a partir das memórias e vivências dos moradores da Vila de Paranapiacaba é o objetivo do projeto ‘Paranapiacaba – a Vila do Brincar’, com o Grupo Bonecos Contadores de História. O projeto desenvolverá atividades para pessoas de todas as idades. Nos dias 17 e 24 de setembro, às 13h, serão realizadas as oficinas livre de teatro na Escola Senador Lacerda de Franco, na rua Ford, s/n, Paranapiacaba. No dia 26 de setembro, às 14h, será a vez da oficina de contação de histórias para alunos da Emeief Paranapiacaba. A atividade será na Biblioteca da vila, que no dia 3 de outubro receberá também uma oficina de teatro para alunos do 7º ano, às 10h, e do Ensino Médio, às 14h. O endereço é avenida Rodrigues Alves, 472, Paranapiacaba. Interessados em participar podem entrar em contato pelo endereço eletrônico viladobrincar@hotmail.com.

Projeto Nome aos Rios – O Coletivo Nasa, através do projeto ‘Nome aos Rios – A História da Bacia Hidrográfica do Córrego Cassaquera’, pretende resgatar a história e a relação entre os moradores da região do Jardim Marek com os recursos hídricos. A proposta é estimular os moradores a cuidar dos seus córregos através de uma oficina de graffiti, que trabalhará os nomes e a história dos córregos e rios da cidade. A turma do CEU Jardim Marek terá encontros com o grafiteiro CELO todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. Até 28 de setembro. O endereço é rua Engenheiro Alfred Heitzmann Junior, s/n.

Já na Casa Viva Lilás os encontros serão com o grafiteiro SMUL, de segundas e quintas-feiras, das 15h às 17h. Até 5 de outubro. O endereço é rua Chapecó, 109, na Vila Progresso. Interessados em participar podem entrar em contato pelo endereço eletrônico coletivonasa@gmail.com.

O Projeto Territórios de Cultura é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. A programação completa de atividades está disponível em: www.culturaz.santoandre.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0765.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto Territórios de Cultura tem novas atividades em Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *