Central Integrada de Monitoramento de Diadema completa 6 meses

2381 0

O sistema já integra 340 câmeras instaladas em vias públicas e escolas municipais

Fotos: Igor Andrade/PMD

Da Redação – Símbolo do investimento da cidade em inovação e tecnologia no enfrentamento à criminalidade, a CIM – Central Integrada de Monitoramento da Prefeitura de Diadema está completando seis meses. Além de inibir crimes e melhorar a segurança, o eficiente sistema também colabora com o trabalho policial de investigação, contribuindo para elucidação de casos e prisão de suspeitos.

Sob o controle da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, a CIM opera 25 totens de vigilância instalados em vias públicas importantes. Esse sistema todo conta com 150 câmeras porque cada torre tem seis, sendo uma delas com giro de 360 graus.

Nessa primeira fase de implantação da CIM, a segurança da rede municipal de ensino também foi priorizada. Ao todo, mais 190 câmeras foram instaladas dentro e fora das escolas, em parceria com a Secretaria da Educação de Diadema.

Inaugurada em 13/12/2022, durante o mês de aniversário de Diadema, a Central Integrada de Monitoramento fica localizada junto à sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, na avenida Dr. Ulysses Guimarães, 3399, Vila Nogueira.

De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o projeto técnico da CIM foi planejado e concebido para crescer e suportar a conexão de até 500 câmeras de vigilância, futuramente.

“A Central de Monitoramento de Diadema está de parabéns no seu papel de tornar a cidade mais segura, atuar preventivamente contra a criminalidade e intensificar a integração e parceria da GCM com a Polícia Militar e a Polícia Civil”, explicou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã.

“Além das forças policiais, o projeto também integra agentes do Trânsito e da Defesa Civil”, completou.

Imagens da Central levaram à prisão de suspeitos de assassinato de PM

Uma gravação de totem da Central Integrada de Monitoramento de Diadema auxiliou a Polícia Civil a identificar e prender dois suspeitos de matar o cabo PM Gilberto Luiz de Campos Júnior, durante tentativa de roubo da motocicleta do policial. O crime aconteceu no dia 18 de dezembro na rua Santiago, no Jardim das Nações, nesta cidade.

Na oportunidade, investigadores do 3º DP procuraram a CIM e acessaram arquivo de imagens do totem da esquina da avenida Almiro Sena Ramos com a rua Polônia, no Jardim Canhema, que gravou a movimentação dos dois suspeitos.

Outros casos capturados pela Central de Monitoramento

No dia 13 de maio passado, por volta das 23 horas, três homens foram flagrados pela equipe de plantão na Central Integrada de Monitoramento pulando o muro da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Eva Maria. Prontamente, viaturas foram acionadas, mas os indivíduos conseguiram fugir.

“Graças à atuação rápida da GCM, evitamos que a unidade fosse furtada. Provavelmente, os indivíduos notaram a chegada das viaturas e fugiram”, avaliou o Subinspetor GCM Alécio, coordenador da CIM.

Já em fevereiro, com auxílio das imagens cedidas pela Central de Monitoramento, a Polícia conseguiu prender um homem que roubou barras de ferro na EMEB Manoel Fiel Filho, no Taboão, durante obras de reforma no local.

Em outro caso também em maio, as imagens da CIM foram enviadas à Polícia para serem usadas em uma investigação de furto de material de construção na EMEB Florestan Fernandes, na Vila Paulina, bairro Eldorado.

“Esses são alguns casos que demonstram a importância de Diadema continuar investindo em modernização, tecnologia e inteligência para avançar na prevenção e no enfrentamento da violência e criminalidade”, destacou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.

O sistema de totens de Diadema foi implantado pela empresa Helper Tecnologia e inspirado no modelo adotado com sucesso na cidade de Cotia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Central Integrada de Monitoramento de Diadema completa 6 meses"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *