Série documental ‘Retratos de uma Pandemia’ traz bastidores de hospitais no combate à Covid

3305 0

Coprodução independente Vbrand e CineGroup é um registro histórico que traz os fatos reais sob a perspectiva de profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da batalha contra a pandemia.  Foram 70 diárias de gravação durante todas as fases da crise sanitária em hospitais públicos e privados administrados pelo Einstein  

Da Redação – O dia 25 de fevereiro de 2020 entrou para a história do Brasil: depois de algumas semanas com casos emergindo na China, na Itália e em outras partes do mundo, o novo coronavírus havia chegado à América Latina. A identificação do vírus aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, e não demorou até que o país se tornasse mais um campo de batalha da guerra contra um inimigo desconhecido.

Na série documental “Retratos de Uma Pandemia: Na linha de frente do combate à covid-19″, disponível no Globoplay (mesmo para quem não é assinante), equipes de documentaristas adentram a linha de frente dos hospitais públicos e privados administrados pelo Einstein e revelam os bastidores do maior desafio de saúde pública dos últimos cem anos. A supervisão artística e de conteúdo é de Eduardo Rajabally (“Um Presente à Prova de Futuro”).

Foram mais de dois anos de filmagens cobrindo as três grandes ondas da pandemia, divididos em 70 diárias de gravação no Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, no Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na UPA Campo Limpo, além do hospital municipal de campanha montado no estádio do Pacaembu e das unidades Einstein do Morumbi, em São Paulo, e em Goiânia.

Oxigênio, pacientes intubados, profissionais de saúde receosos, distanciamento de entes queridos, fake news, saúde mental em declínio, sofrimento, morte, cuidado, esperança, humanização, ciência, vacinas, novas variantes… Os profissionais de saúde estiveram e ainda estão no campo de batalha, e exemplos de força e superação se destacaram diante de uma realidade de medo e incerteza. Toda a intensidade da pandemia, do ponto de vista de quem a viu de frente — e de dentro — é narrada ao longo de cinco episódios de 30 minutos cada um. São capítulos independentes de uma história com muitos atores, e cujo fim ainda é um mistério.

A série traz histórias de superação, como a da médica Carmen Barbas. Pneumologista no Einstein e referência mundial em ventilação mecânica, ela treinou a equipe do hospital para cuidar de pacientes graves infectados com o coronavírus, e acabou ela própria contaminada. Ficou em estado grave, foi intubada e esteve sob ventilação mecânica, assistida por seus colegas de trabalho, os mesmos que havia treinado. Outro caso é o de Ronaldo Arrogo, técnico de enfermagem do Hospital Municipal M’Boi Mirim: o profissional também teve que ser intubado pelos colegas com quem trabalhava na UTI. A torcida por sua recuperação mobilizou todo o hospital.

“Retratos de uma Pandemia” conta com a participação de pessoas cujos trabalhos fizeram a diferença na crise sanitária causada pelo Sars-CoV-2, como a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, o médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina, a imunologista Ester Sabino, que coordenou o primeiro sequenciamento genético do novo coronavírus no Brasil, e a infectologista Sue Ann Clemens, que liderou testes de vacinas contra a covid-19. Protagonistas de discussões e ações em prol da vida ao longo desse período dissecam questões como a vulnerabilidade social e a dimensão humana da crise. Entre eles estão a filósofa Viviane Mosé, o presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé, e a empresária Luiza Helena Trajano.

A série documental “Retratos de uma Pandemia” conta com cerca de 140 entrevistas com médicos, profissionais de enfermagem, e outros trabalhadores da saúde, acadêmicos, executivos, intelectuais, gestores de saúde e pacientes infectados pelo coronavírus. “Retratos de uma pandemia: Na linha de frente do combate à covid-19″ é uma obra independente com realização do Einstein e coprodução Vbrand e Cinegroup, disponível no Globoplay.

Retratos de uma Pandemia

“Retratos de uma Pandemia” mostra os bastidores do combate ao novo coronavírus em hospitais públicos e privados, e o dia a dia de trabalho dos profissionais da saúde em um cenário de guerra ao vírus. Com registros feitos desde o início de 2020, ao longo das três ondas da covid-19, a obra mergulha, do ponto de vista da linha de frente, no desafio ao lidar com o desconhecido, no impacto causado pela enxurrada de desinformação, na deterioração da saúde mental de médicos e enfermeiros, nas angústias com as possíveis sequelas trazidas pela covid-19 e na esperança de dias melhores, tendo a ciência como norteadora na busca de soluções.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Série documental ‘Retratos de uma Pandemia’ traz bastidores de hospitais no combate à Covid"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *