TVT terá 12 documentários com experiências em periferias que fortalecem cidadania e geram renda

3213 0

Gravações começam por São Paulo com desafio de traduzir e retratar superações coletivas

Da Redação – A TV dos Trabalhadores (TVT) deu início neste mês à gravação da série de 12 documentários, de 30 minutos cada um, retratando as mais diversas experiências em áreas da periferia dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pará, Sergipe e Pernambuco.

O projeto, denominado Visilibilização das Culturas e Artes Periféricas na Construção da Cidadania, é uma ação da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e TVT, faz as suas primeiras filmagens em São Paulo. A coordenação do projeto é de Antonio Jordão Pacheco, diretor de produção, e conta com Max Alvim como diretor artístico.

Os episódios irão ser exibidos no fim do 1º semestre de 2023 e poderão ser acompanhados, semanalmente, na grade de programação da TVT, canal digital 44.1 em horário ainda a ser definido.

Em São Paulo, a série vai retratar a ação das Mães Mobilizadoras em Parelheiros, as Rendeiras da Aldeia de Carapicuíba, as histórias do  Trançado Periférico  e o Cursinho Comunitário dos Pimentas. Em breve, será criado um site com os detalhes  de cada uma das comunidades e as respectivas experiências.

“Este projeto é um grande desafio para toda a nossa equipe. Temos a obrigação de traduzir a realidade de locais tão diversos quanto suas distâncias, fazeres, culturas, comprometimento e modo de vida. O mais importante é que vamos levar para o público um olhar de como as pessoas conseguem superar obstáculos, por meio da solidariedade e da ação conjunta, produzir e gerar renda a partir de sua cultura local e das experiências vividas. O resultado é o  fortalecimento da coletividade, sob a perspectiva da formação de um modelo de sociedade mais humano e acolhedor ”, afirma Jordão.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "TVT terá 12 documentários com experiências em periferias que fortalecem cidadania e geram renda"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *