Pioneira na vacinação contra a pólio, Santo André aplica 3.673 imunizantes no Dia D

6634 0

Cidade protegeu 31 crianças de 1 até 5 anos que vivem em abrigos municipais em ponto extra montado na Sabina

Texto: Anderson Fattori – Fotos: Helber Aggio/PMSA

Santo André – As 34 unidades de saúde de Santo André e o posto extra montado dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento aplicaram 3.673 vacinas contra a poliomielite em crianças de 1 até 5 anos neste sábado (20), Dia D da campanha nacional. As unidades também atualizaram as cadernetas de 999 munícipes de 5 a 15 anos com as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Desde o início da campanha nacional, em 8 de agosto, foram 6.382 imunizantes contra a poliomielite aplicados, o que corresponde a 20% das 32 mil crianças de 1 até 5 anos que moram em Santo André. A ação na Sabina ofertou o imunizante contra a poliomielite, que causa paralisia infantil, para as crianças que moram nos seis abrigos municipais. Em parceria entre as secretarias de Saúde e Cidadania e Assistência Social, 130 jovens assistidos foram se divertir na Escola Parque e 31 que faziam parte do público-alvo da campanha foram imunizados. 

“É importante ampliar a possibilidade de vacinação. Temos um público-alvo de cerca de 32 mil crianças de 1 até 5 anos e essa ação na Sabina facilitou a proteção das crianças em vulnerabilidade social que estão abrigadas no município. Crucial que as pessoas compareçam aos postos de saúde porque a vacina protege contra várias doenças e salva vidas”, comenta o prefeito Paulo Serra. 

Santo André tem tradição na imunização contra a paralisia infantil. Ao lado de Petrópolis (RJ), o município andreense foi pioneiro na utilização da vacina em gota contra a poliomielite em 1961, após a regulamentação do Código Nacional de Saúde, Lei nº 2.312, de 3 de setembro de 1954, que estabeleceu as Normas Gerais sobre Defesa e Proteção da Saúde (Decreto nº 49.974-A, de 21/1/1961).

“As crianças que o setor público de Santo André tem a responsabilidade, na primeira hora do dia, já trouxemos para serem vacinadas. Como sabíamos que seria um dia frio, juntamos o útil ao agradável. Elas tomaram a vacina e depois puderam se divertir na Sabina. Essa foi a forma de darmos o exemplo e convocar a sociedade para participar. Tivemos apoio do Rotary, que tem nos ajudado na divulgação da campanha”, ressalta o secretário de Saúde, José Police Neto.

Ravi Pedro de Jesus Oliveira, de 2 anos e três meses, recebeu o imunizante na Sabina. Sua mãe, Tainan Júlia de Jesus, 33 anos, disse que soube do posto extra pelas redes sociais da Prefeitura. “Toda campanha de vacinação nós participamos. Aqui na Sabina facilitou porque é perto de casa e foi no fim de semana. O Ravi toma todas as vacinas disponíveis, acreditamos na importância da atenção à saúde e prevenção a partir da vacinação”, destaca Tainan.

A Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite e Multivacinação continua de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as 34 unidades de saúde de Santo André até o dia 9 de setembro. Não há necessidade de agendamento, mas é necessário apresentar documento da criança e a caderneta de vacinação.        


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Pioneira na vacinação contra a pólio, Santo André aplica 3.673 imunizantes no Dia D"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *