Em conversa com o deputado federal Alexandre Padilha, a vereadora de Santo André aproveitou para tirar dúvidas da população sobre o corona
Da Redação – A vereadora de Santo André Bete Siraque afirmou nesta terça-feira (17) que vai exigir do governo municipal medidas mais eficazes na prevenção ao coronavírus. A declaração foi feita durante conversa sobre o tema com o deputado federal, médico infectologista e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Na discussão, transmitida ao vivo pelas redes sociais da vereadora, Padilha explicou a importância de as pessoas cumprirem a quarentena pelos próximos 15 dias, como recomendou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele disse que o novo coronavírus tem uma capacidade muito grande de propagação. “Estima-se que, em média, se uma pessoa infectada tiver contato com outras 100, ela vai passar esse vírus para 3 delas”, destacou, ressaltando que isso depende de vários fatores.
Segundo o infectologista, os próximos meses, com o outono e o inverno, podem ajudar o vírus a se espalhar, já que o período é propício para doenças respiratórias. Em menos de 10 dias, países como Itália e Irã viram crescer em 10 vezes o número de casos confirmados.
“Quando você fica mais em casa, reduz o contato com as pessoas. Você tem condições de lavar as mãos mais vezes, tem o banheiro, tem água e sabão. O importante é lavar a mão com água e sabão. Se uma pessoa à tarde não lavou pelo menos 10 vezes a mão, é porque ela lavou pouco”, enfatizou Padilha.
Após a confirmação de um caso de coronavírus em Santo André, a prefeitura divulgou que há outros 46 suspeitos (dados de 17/3). Bete demonstrou sua preocupação, já que a cidade dispõe atualmente de 30 leitos de UTI no Centro Hospitalar do Município. No Hospital Estadual Mário Covas há 60 e estima-se que a rede privada conte com outras 100 acomodações.
Segundo Padilha, o executivo pode e deve determinar que essas vagas priorizem pacientes contaminados com coronavírus e outras doenças respiratórias típicas do inverno. Segundo ele, é possível, inclusive, contratar esses leitos da rede privada para atender a demanda.
A vereadora Bete Siraque falou sobre as denúncias que vem recebendo de profissionais da Saúde de Santo André que reclamam de falta de segurança, enquanto o prefeito Paulo Serra afirma que garantirá álcool gel no transporte público, que é de responsabilidade de empresas privadas. O deputado federal explicou que é grave quando a prefeitura não cumpre seu papel, que é, também, fornecer os equipamentos necessários para que os trabalhadores atuem de forma segura.
“O uso de máscara e avental é imprescindível para os profissionais da Saúde. Além disso, os servidores que atuam na coleta do exame e nas UTIs devem usar uma máscara específica, que é a N95. A gestão municipal tem que separar uma sala exclusiva para receber os pacientes que apresentam o sintoma da doença. Vale acrescentar também que é preciso respeitar a carga horária de trabalho e afastar os trabalhadores com mais de 60 anos de situações de risco”, explicou.
Outra preocupação da vereadora é com relação à população em situação de rua, já que o prefeito não citou nenhuma medida direcionada a essas pessoas. “Esses moradores são tão vulneráveis quantos os demais. É preciso que a cidade dê uma atenção especial para eles. Se não, serão os primeiros a morrer”, afirmou Padilha, lembrando como a atuação do Mais Médicos seria importante nesse momento.
Bete e Padilha ainda comentaram sobre medidas tomadas no passado pelo governo federal que podem agravar a situação, como a chamada PEC da morte, que impôs um teto de gastos para a Saúde e retirou R$ 20 bi do setor. A falta de uma política de geração de empregos também empurrou a população para a informalidade. Os parlamentares comentaram a grave situação em que essas pessoas se encontram, sem poder parar de trabalhar, e que falta uma atitude do governo federal em relação a isso.
Padilha destacou ainda que entrou com uma representação no Ministério Público de São Paulo exigindo que o Estado revogue a decisão de não fazer a testagem para o Covid-19 em pacientes sintomáticos. “Essa medida é muito precoce. A transmissão comunitária começou a acontecer agora nas cidades. A revogação dela é urgente”, ponderou, lembrando que a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que todos os casos suspeitos sejam testados para que não haja subnotificação e para que todas as medidas de prevenção sejam tomadas.
Mito ou verdade
A vereadora Bete Siraque aproveitou a oportunidade para tirar várias dúvidas frequentes da população. Confira:
Lavar o nariz regularmente com solução salina ajuda a evitar o vírus?
Sim, já que a secreção fica mais fluida e, portanto, mais difícil para o vírus se alojar ou causar um quadro mais grave. Beber muita água também ajuda.
Ar-condicionado deve ser evitado?
Sim, porque o ideal é manter o ambiente ventilado, com janelas abertas. O vírus não gosta do sol.
Pessoas com sintomas leves devem fazer o quê?
Como não estão mais fazendo o exame, não adianta procurar a unidade de saúde. O ideal é ficar em casa, mantendo os cuidados para não contaminar as outras pessoas. Se o quadro evoluir para uma febre persistente ou dificuldades respiratórias, deve-se procurar atendimento médico.
Pode tomar ibuprofeno?
Apesar de não haver uma proibição clara, há uma indicação de que ele pode facilitar a entrada do vírus nas células, assim como outros medicamentos. Por isso, nesse momento, o melhor é se evitar, preferir o paracetamol ou a dipirona.
Os pais devem permitir que as crianças brinquem em local aberto?
Sim, principalmente durante o dia, sob o sol. Ensine as crianças a lavarem bem as mãos e a tomarem os cuidados necessários.
Dá para praticar esportes nesse período?
Evite as academias e prefira atividades ao ar livre, como caminhadas.
A receita de álcool gel caseiro funciona?
Não é recomendável. E vale lembrar que lavar a mão com água e sabão é muito importante também. Quem não tiver acesso ao álcool gel pode se prevenir lavando bem as mãos. O álcool gel é mais para situações como no transporte público, por exemplo.
Como saber o que é mito ou verdade entre tantas informações?
É sempre importante checar a fonte, não acreditar em toda mensagem que chega por WhatsApp, por exemplo. Por isso, a vereadora Bete Siraque está propondo um material conjunto com o deputado federal Alexandre Padilha, que é médico infectologista, esclarecendo todas as dúvidas. Além disso, ela vai cobrar do governo andreense transparência e medidas urgentes no combate ao coronavírus.


Parabéns vereadora Bete Siraque, firme e forte na defesa da população de Santo André. Não podemos ficar à mercê de governos irresponsáveis. O momento é de união e de liderança. Bete Siraque está de fato liderando isso.