Palestra faz parte do 2º ciclo de formação do Fórum Ampliado da Sociedade Civil Organizada, que se estenderá até outubro
Da Redação – Aprofundar o conhecimento sobre a rede de proteção básica da cidade e o funcionamento dos conselhos municipais vinculados à assistência social foram dois dos assuntos abordados em palestra do 2º ciclo de formação dos representantes das entidades civis e lideranças populares participantes do Fórum Ampliado. O evento aconteceu no dia 17 de agosto no centro de formação Carlos Kopcak.
Além de considerações sobre a estrutura assistencial da cidade, as assistentes sociais Viviane Pereira e Juliana Cunha abordaram o desafio de o trabalho desenvolvido pelas entidades realmente garantir os direitos da população atendida.
“O acesso das famílias em situação de vulnerabilidade aos serviços sociais é resultado de uma articulação entre os vários setores assistenciais e as políticas públicas desenvolvidas”, explicaram. Outro desafio é fazer com que os processos de trabalho sejam estruturados para que permaneçam ao longo do tempo, independentemente das pessoas.
Se as desigualdades sociais estão presentes nos diversos territórios da cidade – disseram – são neles onde estão as potencialidades necessárias para o enfrentamento dessas situações. O tema será concluído em aula a ser realizada no dia 30 deste mês.
Formação – As palestras são promovidas pelo Fórum Social de Solidariedade e fazem parte do processo de capacitação dos representantes das entidades sociais para melhorar a definição de foco e a gestão interna, o que aumenta a possibilidade de financiamentos de projetos e parcerias com órgãos públicos.
O 2º ciclo de formação vai realizar em setembro três palestras sobre sustentabilidade das entidades, elaboração de projetos e plano de trabalho, e se encerra em outubro com duas palestras sobre os dispositivos legais e normativos da captação de recursos.
Nenhum comentário on "Entidades sociais de Diadema conhecem estrutura assistencial da cidade"