São Paulo recebe 1º evento de Arte Urbana voltado à Saúde Auditiva

187 0

Esculturas de orelhas gigantes começam a ser pintadas em 22 de abril e depois serão espalhadas pela capital; Telex Soluções Auditivas é uma das patrocinadoras do evento

Da Redação – São Paulo vai receber o primeiro evento de Arte Urbana do mundo relacionado à Saúde Auditiva. É o Ear Parade SP 2019, que vai brindar os paulistanos com 65 esculturas de orelhas gigantes, de 2,40 m de altura, que estarão espalhadas pelos principais pontos da capital. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento da perda de audição.

O inicio da ação, promovida pela Fundação Otorrinolaringologia, acontece a partir da próxima semana (22/4) no Átrio do Shopping Frei Caneca, onde as esculturas  gigantes que farão parte do acervo da campanha começarão a ser pintadas por artistas plásticos de todo o Brasil, em um grande ateliê aberto ao público.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam: a população mundial está perdendo a audição cada vez mais cedo em razão de maus hábitos e do convívio frequente com o barulho. Durante todo o Ear Parade, será dado esse alerta por profissionais ligados à Saúde Auditiva, que ensinarão aos paulistanos cuidados básicos com os ouvidos.

Entre as empresas participantes desta ação estarão as empresas do Grupo Demant: a Telex Soluções Auditivas, a Oticon e a Oticon Medical. Pela Telex, a primeira obra a ser criada será O som do coração. A escultura de orelha gigante começará a ser pintada no próximo dia 24 no Shopping Frei Caneca, pela artista plástica Sônia Botture. Logo depois, nos dias 27, 28 e 29 de abril, a artista Érica Morais produzirá a escultura denominada Melodia.

Já as esculturas da Oticon serão pintadas em maio e junho pelos artistas plásticos Alexandre Rodrigues (14 e 15/5), William Hellberg Yanci (Boas Vibrações – 11, 12 e 13/6) e Danila Pinheiro (O Som da Liberdade – 15 e 16/6).

“A audição é o único sentido que está ativo o tempo todo e é normal só nos darmos conta de sua relevância quando começamos a perdê-la, o que é lamentável, já que as células responsáveis pela audição, depois de mortas, não se regeneram. Esta é uma campanha de alerta, em forma de Arte de Rua”, explica o otorrinolaringologista Ricardo Bento, idealizador do projeto junto com a Artery Produções.

“Com esta ação, vamos levar a mensagem sobre a importância dos cuidados com a saúde auditiva cada vez mais longe. É preciso alertar para a necessidade da prevenção antes que se perca a capacidade de ouvir bem. Para isso, a Telex oferece, inclusive, um check up auditivo gratuito”, diz Sarita Terossi de Sá, Gerente de Varejo da Telex Soluções Auditivas.

Exposição no shopping e nas ruas

O ponto de partida será a pintura das esculturas gigantes de orelhas coloridas, no Átrio do Shopping Frei Caneca, de 22 de abril a 20 de junho. Depois disso, o Ear Parade SP 2019 cumprirá várias etapas: entre 25 de junho e 23 de julho, todas as esculturas ficarão expostas no próprio Shopping Frei Caneca.  E de 24 de julho a 22 de agosto, as esculturas ganham as ruas e praças da capital paulista.

Leilão beneficente

Em 29 de agosto, primeiro dia do Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, que criou o evento, será realizado um leilão beneficente das esculturas. Parte da renda será revertida à compra de aparelhos auditivos e implantes cocleares e à pesquisa com células-tronco relacionadas à surdez.

A OMS calcula que 1 bilhão de pessoas tenham deficiência auditiva no mundo. No Brasil, a situação acompanha essa projeção alarmante. “Os jovens ouvem diariamente músicas em alto volume, em fones de ouvido que ficam muito próximos do conduto auditivo, provocando dano permanente à audição. Isso sem falar no preconceito com o uso de aparelhos auditivos, sendo que o não uso deles leva as pessoas a se afastarem do convívio com amigos e parentes por não entenderem o que conversam. E esse afastamento é ainda mais perigoso porque pode levar à depressão e até acelerar o Mal de Alzheimer em pessoas propensas a ter a doença”, alerta o Dr. Bento, Professor Titular e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

Serviço – Ear Parade SP 2019: Pinturas das esculturas ao vivo: 22/04 a 20/06 Horário: 14h às 22h, diariamente Ateliê aberto ao público com seis espaços concomitantes Local: Shopping Frei Caneca – Átrio/entrada principal End: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Paulo recebe 1º evento de Arte Urbana voltado à Saúde Auditiva"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *