Diabetes não impede a prática de esportes, mas é preciso alguns cuidados

138 0

Especialistas se unem em ação em parque de SP para conscientizar sobre a doença

Da Redação – “Pacientes diabéticos podem e devem fazer exercícios físicos, pois a prática colabora para estimular importante proteína (GLUT-4), que carrega a glicose que está sobrando no sangue para dentro da célula. A pressão arterial, o peso e as taxas de colesterol ficam mais controlados, o que ajuda para a boa saúde do diabético”, comenta Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) e coordenador de ação pelo Novembro Diabetes Azul, dia 24, das 11h às 14h, no Parque Villa Lobos, em São Paulo. O evento terá palestras de especialistas sobre a doença e convite à caminhada.

Todo diabético precisa de cuidados específicos, alerta o médico. Quando o atleta é de alto rendimento, como um jogador de futebol profissional, por exemplo, toda a equipe que o acompanha precisa estar atenta aos sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia e, principalmente, aos métodos adequados para socorrer esse atleta.

Cardápio diferenciado e treinos dirigidos especialmente para o atleta devem ser seguidos. O monitoramento constante da glicose é fundamental e o conhecimento das necessidades do próprio organismo também é importante. “Esses atletas precisam se conhecer muito bem acima de tudo e entender como seu corpo e glicemia reagem ao estresse, ao exercício intenso, à competição e alimentação”, pontua Dr. Krakauer.

Tontura, tremores, visão turva, fome, irritabilidade e suor excessivo são os sintomas mais comuns da hipoglicemia.

Para os atletas profissionais diabéticos, é fundamental que as monitorizações sejam feitas constantemente, antes, durante e depois das atividades, seja com caneta ou até sensores que medem a glicose continuadamente e podem eventualmente ser usados durante a partida ou competição. “Caso o atleta venha a ter alguma complicação como retinopatia, por exemplo, não se deve recomendar esforços intensos. Alterações cardiológicas derivadas do diabetes também merecem atenção”, alerta o médico.

É fundamental que qualquer atleta monitore a glicemia e conheça bem os medicamentos que utiliza, tenha controle sobre a alimentação e conheça o próprio corpo e como ele lida com desafios, estresse, tensão. Assim, será possível conviver com a doença e a prática de qualquer esporte.

Entre os temas de alerta na ação do dia 24/11 estão Prevalência, incidência e complicações, Mitos e Verdade sobre alimentação no Diabetes, Papel da Família, Apoio emocional para pessoas com Diabetes, A Criança e o Idoso com Diabetes e a Importância da atividade física. Estarão presentes os endocrinologistas Dr. Marcio Krakauer (referência em tecnologias aplicadas ao diabetes), a Dra. Érika Parente, e Dra. Adriana Moretti, além de atletas que têm diabetes. Haverá participação especial do ator e cantor Daniel Boaventura, que vai palestrar sobre saúde e bem estar nos dias de hoje. A ação será aberta ao público e o evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira do Diabetes.

Serviço – Ações pelo Novembro Diabetes Azul, no dia 24 de novembro de 2019, das 11h às 14h, no Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo, SP). Atividade: palestras de conscientização, alongamento e convite à caminhada

Sobre a SBEM-SP – A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço: http://www.sbemsp.org.br; https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/; https://www.instagram.com/sbemsp/; https://www.youtube.com/c/SBEMSP e https://twitter.com/SBEMSP

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diabetes não impede a prática de esportes, mas é preciso alguns cuidados"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *