Comissão convida vereador Gilberto Natalini para falar de desmatamento

176 0

Proposta de convite ao vereador partiu da deputada estadual Márcia Lia

Da Redação – A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (09) requerimento da deputada estadual Márcia Lia que propõe convidar o vereador Gilberto Natalini (PV) para uma exposição do dossiê “A devastação da Mata Atlântica no Município de São Paulo” em uma das reuniões da comissão.

O vereador Natalini organizou o material a partir do levantamento de queimadas em áreas de Mata Atlântica dentro da Capital Paulista, provocadas de forma intencional para servirem de descarte de entulho e restos de material de construção e também para a implementação de loteamentos clandestinos. Essas áreas são parques naturais e reservas de proteção ambiental e se concentram majoritariamente na Zona Sul de São Paulo.

O requerimento também tem assinaturas da deputada Carla Morando e dos deputados Luiz Fernando Ferreira, Adalberto Freitas e Dirceu Dalben. A deputada Márcia Lia é membro titular da Comissão de Meio Ambiente da Alesp.

DOSSIÊ

O dossiê organizado pelo vereador Gilberto Natalini foi entregue na semana passada ao delegado Renato Marcos Porto, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, da Polícia Civil de São Paulo, e ao vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Artur Marques da Silva Filho.

Ele reúne imagens e registros de 90 áreas da Capital que vêm sofrendo desmatamentos nos últimos cinco anos, sem que Prefeitura e Governo do Estado tomem providências para evitar os danos à cobertura vegetal.

Segundo o dossiê, 500 mil árvores já foram derrubadas para dar lugar a 20 mil lotes de empreendimentos clandestinos, que poderão render até R$ 1 bilhão aos loteadores, em Áreas de Proteção Ambiental (APA) e parques naturais.

Um dos trechos mais desmatados é uma área de 265 mil metros quadrados à beira da represa de Guarapiranga, em Capela do Socorro, que já foi transformada em um novo bairro de pequenas casas.

A derrubada dessas árvores também está prejudicando nascentes em 11 áreas de proteção de mananciais, no extremo sul de São Paulo.

A equipe do vereador captou imagens de 90 áreas e mediu 46 delas, que somam quase 3 milhões de metros quadrados e já dão uma ideia de como estão as demais.

A deputada Márcia Lia quer que o deputado apresente mais dados do dossiê aos demais parlamentares para que o caso seja encaminhado pelo Legislativo. “A denúncia é grave. O material que o vereador apresentou tem detalhes de cada uma das áreas. Nem o Executivo nem o Legislativo pode se omitir nesses casos. Precisamos tomar conhecimento de todo o material, debater quais medidas precisam ser tomadas e cobrar ações da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado”, avalia a deputada Márcia Lia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Comissão convida vereador Gilberto Natalini para falar de desmatamento"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *