Bienal de Fotografia 2019 será realizada em São Caetano do Sul

469 0

Da Redação – A cidade de São Caetano do Sul receberá em julho uma amostra das melhores fotografias produzidas pelos fotoclubistas brasileiros. A cidade será sede da XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, evento organizado pelo Fotoclube ABCclick, e supervisionada pela Confederação Brasileira de Fotografia – CONFOTO.

As Bienais de Fotografia são eventos anuais muito esperados pelos aficionados da área, onde são julgadas e selecionadas as melhores fotografias enviadas por mais de 100 fotoclubes do Brasil. Ao final do julgamento é realizada uma exposição fotográfica com as 200 fotos selecionadas pelo júri técnico.

Neste ano, a Confederação selecionou a cidade de São Caetano para ser a sede desse grande evento, onde são esperados mais de 80 representantes que virão para o Grande ABC acompanhar o processo de julgamento e exposição.

Os jurados convidados foram divulgados pela organização nessa semana, e são: Sérgio Branco (diretor de redação da revista Fotografe Melhor), Leo Saldanha (empresário, jornalista e publisher da FHOX, uma publicação de fotografia que tem 30 anos de atuação na área), Gil Guzzo (mais de 20 anos atuando como fotógrafo, é mestre da UFSC e também é formado em Comunicação Social pela PUC Campinas e pela Escola de Arte Dramática USP, além ser atualmente professor no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), Eugênio Marquezini (fotógrafo há mais de três décadas, fundador do Estúdio Chromossomos) e J.C. França (fotógrafo profissional e Doutor em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo).

As inscrições para concorrer já estão abertas e vão até 24 de junho, mas só podem se inscrever os fotógrafos associados a algum Fotoclube. Nesse ano a Bienal é para fotografias em cores (nos anos pares a Bienal é para fotos em Preto&Branco), e o julgamento será no começo de julho.

São esperadas mais de 2000 fotografias enviadas pelos fotoclubes do Brasil. O Foto Cine Clube Bandeirante, um dos mais tradicionais e sediado na capital São Paulo, pretende enviar mais de 250 fotos para concorrer nesta Bienal, afirma seu presidente José Luiz Pedro.

eJá do Fotoclube Rio Preto e Branco, da cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, estão previstas para serem enviadas mais de 50 fotos, informa Sylvia Nogueira Cury, que considera muito importante a realização de uma Bienal na cidade sede, pois tem experiência própria, já que seu Fotoclube sediou a última Bienal em sua cidade, quando ela estava na Presidência do fotoclube. Cury afirma que “a Bienal para uma cidade do interior, como para São José do Rio Preto, foi de grande valia cultural, pois poucos podem ir grandes centros para desfrutar da arte, que é um direito de todos”. Celso Vick, presidente do fotoclube organizador, o Fotoclube ABCclick, acredita que “a cidade de São Caetano virará o centro fotográfico brasileiro nesse período, quando receberemos representantes de mais de 20 fotoclubes do país, muitos dos quais, premiados até no exterior”.

As inscrições foram abertas no dia 1º de maio e vão até 24 de junho de 2019. As fotografias precisam ser ampliadas no formato mínimo de 38 cm e máximo de 40 cm, no lado maior. São aceitas apenas fotografias coloridas e de autores associados a qualquer Fotoclube afiliado à CONFOTO. Mais detalhes e o regulamento pode ser acessado no site da
www.confoto.art.br ou no site do Fotoclube ABCclick.

O julgamento será realizado no dia 6 de julho no Hotel Mercury, e será aberto a representantes dos Fotoclubes e fiscais da CONFOTO. A exposição fotográfica das fotos selecionadas será na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, com a cerimônia de premiação no dia 20 de julho no Teatro Santos Dumont, às 20 horas.

Serviço – XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores.
Organização: Fotoclube ABCclick ( www.abcclick.com.br). Apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, da Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul e supervisão da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto). Hotel Mercury é o patrocinador oficial de Hospedagem. Inscrições de 1 de maio de 2016 a 26 de junho de 2019. Participação: Máximo de 4 fotos por autor associado a fotoclubes afiliados a CONFOTO
Tema: Livre. Julgamento Técnico e Classificatório: 6 de julho de 2019
Cerimônia de Premiação: 20 de julho de 2019, 19h30 – Teatro Santos Dumont. Exposição: De 20 de Julho a 30 de julho de 2019, na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul Informações: www.abcclick.com.br/XXIBienalCores Contatos:
Ailton Tenório (11) 99122.6977 1º Secretário do ABCclick

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Bienal de Fotografia 2019 será realizada em São Caetano do Sul"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *