Alckmin assina convênios com TCE para ampliar transparência e controle externo

870 0

 

Nada perturba tanto a vida humana quanto a ignorância do bem e do mal…

Cícero.

Alckmin assina convênios com TCE para ampliar transparência e controle externo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta segunda-feira (29) a assinatura de três termos de cooperação e dois convênios de órgãos estaduais com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo é aprimorar e agilizar o intercâmbio de informações entre o governo estadual e o TCE, ampliando a transparência e fortalecendo o controle externo. Os termos e convênios foram firmados com o Arquivo Público, Ouvidoria-Geral, Secretaria da Fazenda, Detran SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Dentre os termos de cooperação está o que estabelece auxílio do Arquivo Público ao TCE na gestão e preservação de documentos, e no cumprimento da legislação de acesso à informação. Também serão realizados cursos e treinamentos visando à qualidade e eficiência da gestão pública e a execução das normas arquivísticas. Em outro termo, a Ouvidoria estadual prestará consultoria junto ao TCE, para que esse incentive a implantação de ouvidorias em todos os municípios do Estado de São Paulo. A composição de ouvidoria tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz na interlocução com o cidadão e no cumprimento das normas de acesso à informação previstas na Lei federal nº 12.527/2011 – a Lei de Acesso à Informação. Além de cursos e treinamentos, será produzida uma cartilha com orientações, “Ouvidoria – primeiros passos”, para distribuição aos municípios. A troca de informações com a Secretaria da Fazenda auxiliará o Tribunal no controle da formação da base de preços médios para compras realizadas pelo Governo. Para isso, o TCE acompanhará as notas fiscais emitidas pelas empresas e, a partir daí, terá a referência dos preços praticados no mercado. A primeira fase da formatação da base de preços será para mercadorias do grupo de medicamentos e alimentos. Com o Detran.SP foi assinado um convênio que prevê que o TCE acesse informações referentes a veículos de municípios sob sua fiscalização, o que permitirá um controle mais eficiente das frotas públicas. O outro convênio assinado foi com a Junta Comercial do Estado de São Paulo, que dará ao TCE acesso ao banco de dados dos cadastros de empresas. A medida permitirá que o tribunal realize, com mais eficiência e agilidade, cruzamento de informações que aprimorarão a fiscalização de licitações realizadas pelos municípios e pelo Estado.

Frase:

O Governo de São Paulo foi, pelo terceiro ano seguido, o primeiro lugar no ranking da transparência elaborado pela Controladoria Geral da União. Agora, estamos ampliando esse trabalho e envolvendo os municípios, ajudando para que eles também tenham ouvidorias e sistemas de compra

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, ao anunciar os convênios fechados entre o Estado e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para aprimorar e agilizar o intercâmbio de informações entre o governo estadual e o Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Frase:

A qualidade dos produtos e refeições servidas em todas as escolas do município é nossa prioridade

Tamiris Cristina de Oliveira, responsável pelo Departamento de Merenda Escolar de Rio Grande da Serra, ao comentar o treinamento das merendeiras

Merendeiras de Rio Grande da Serra passam por treinamento

As merendeiras da rede escolar de Rio Grande da Serra participaram nesta semana de Treinamento de Capacitação. O evento aconteceu no Complexo Educacional Primeira-dama Zulmira Jardim Teixeira e contou com palestras das nutricionistas Tamiris Cristina de Oliveira, responsável pelo Departamento de Merenda Escolar da Prefeitura, e Elizabeth Bianchi Wojslaw, Supervisora da Empresa Le Garçon. Promovido pelo Departamento de Merenda Escolar da Prefeitura, esse treinamento tem como principal objetivo o esclarecimento de ideias para um bom rendimento dos alimentos, a padronização dos processos de trabalho, evitar desperdício de produtos e garantir a satisfação dos alunos e demais responsáveis pelas crianças na rede escolar.


VAPT-VUPT

VIADUTO RETOMADO 1

  • Após dois anos de abandono, a construção do viaduto Castelo Branco, no bairro Alves Dias, teve sua retomada autorizada pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, em janeiro passado, levando nova perspectiva a moradoresdo entorno da obra. O elevado integra o projeto do corredor Leste-Oeste, que prevê a conexão de duas regiões adensadas da cidade, desde a Praça dos Bombeiros, na região do Bairro Ferrazópolis, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes, na divisa com Diadema. Moradora do bairro há 13 anos, a aposentada Eliete Gomes dos Santos, de 64 anos, está otimista com a construção, que já começou a mudar o cenário do entorno de sua casa. Isso porque, as vigas metálicas que antes causavam transtornos e insegurança a motoristas e pedestres que circulam diariamente na Avenida José Odorzzi, já começaram a ser removidas e transferidas para início da intervenção. A retirada das estruturas está sendo realizada no período noturno, para evitar problemas no tráfego. “Agora tudo vai melhorar, principalmente a nossa mobilidade. Com a continuidade desta obra os imóveis vão valorizar e os moradores passarão a ter mais segurança também. Espero que a obra tenha prosseguimento e termine logo, porque nós já sofremos demais com esta paralisação”, comemorou Eliete. A previsão é que este trecho do projeto seja concluído até agosto deste ano. A retomada da obra compreende investimento na ordem de R$ 36 milhões. O plano é construir aproximadamente 250 metros de extensão em cada uma das duas pistas da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, com a Estrada Samuel Aizemberg, e destino à Avenida José Odorizzi.

VIADUTO RETOMADO 2

  • “A retomada destas obras é muito importante. Faz pelo menos dois anos que a construção começou e até agora nada. Do jeito que estava não pode ficar. Agora, meu comércio também vai melhorar, porque vai ter mais fluxo de gente e com certeza vai ficar mais bonito. É um absurdo abandonar uma obra desta forma e deixar os moradores nesta situação”, disse Armando José da Costa, de 65 anos, dono de banca de revistas situada na Avenida José Odorizzi. O escopo do projeto prevê ainda a duplicação da Rua dos Flamingos e conclusão do viaduto que liga a Avenida José Odorizzi e a Scania, otimizando a passagem de motoristas em aproximadamente 30 minutos. “Esta obra demorou demais. Tiraram árvores, montaram um muro e abandonaram. Essa área virou um lixo, com pista danificada e cheia de água parada. Quem sofre as conseqüências deste abandono somos nós moradores. Espero que tenha andamento rápido, porque do jeito que está não dá para ficar”, destacou Boanéges Raposo Tavares, 62 anos, aposentado e morador da área há 33 anos. Para dar conta das mudanças, a secretaria de Transportes e Vias Públicas já deu início a alterações no viário da região. A Estrada Samuel Aizemberg passa a ter sentido único (Imigrantes), entre as Avenidas Castelo Branco à Rua Guimarães Rosa. A mudança terá duração de 60 dias.

OPERAÇÃO QUEBRA-GALHO 1

  • Para estreitar ainda mais a relação com os ouvintes e a cidade de São Paulo, a BandNews FM lançou nessa semana uma nova campanha, chamada de “Quebra-Galho”. A ideia é ajudar e cobrar as autoridades sobre árvores condenadas e ficar em cima também do serviço de limpeza após as podas ou temporais, que derrubam galhos e até árvores inteiras. Atualmente, existe um verdadeiro jogo de empurra sobre a responsabilidade de cada um desses trabalhos. O ouvinte pode participar da campanha enviando um relato pelas redes sociais da rádio ou pelo WhatsApp (11) 9995-92100.

OPERAÇÃO QUEBRA-GALHO 2

  • Por exemplo, recentemente a reportagem da emissora levou ao ar o caso da Avenida Brasil, entre as Ruas Colômbia e Guadalupe. Depois do temporal de domingo, muitos galhos ficaram espalhados pela via, inclusive fechando parte da pista. Quatro dias depois, eles continuam entulhados no canteiro e nas calçadas. Outro caso é o da árvore caída na Rua Groenlândia, na esquina com a Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

SCHUNK cresce, amplia filial no Grande ABC e tem novo Tech Center

A SCHUNK, empresa multinacional familiar alemã, líder competente em sistemas de garras e tecnologia de fixação, iniciou o ano de 2018 na mesma sintonia do ano passado: em crescimento constante, em especial com a linha de automação, superando as expectativas da matriz na Alemanha. Os resultados de 2017 tiveram um aumento de cerca de três vezes mais com relação aos dados os apresentados em 2015. Em 2017, a empresa já havia previsto um crescimento de 50% justamente por conta da constante busca do setor industrial em automação. “O ano passado foi excelente para a SCHUNK. No entanto, este ano, nossa expectativa é crescer mais 35%. Vimos no último semestre de 2017 uma aceleração nos investimentos da indústria, na busca de maior flexibilidade dos processos produtivos, com foco no set-up rápido de peças e toda a linha de automação industrial”, afirma Mairon Anthero, diretor da subsidiária brasileira da SCHUNK. Os excelentes resultados obtidos por conta do aumento das vendas em todas suas linhas de produtos, fez com que a SCHUNK pudesse ampliar sua sede no ABC Paulista. Com filial na cidade de Santo André, até o ano passado, agora a empresa apresentará um espaço duplicado, em Mauá, cidade vizinha, oferecendo melhor atendimento para seus clientes. Neste novo galpão, a empresa terá um espaço exclusivo para treinamentos e workshops e, também, vai disponibilizar um Tech Center de automação, com a exposição de boa parte de sua linha de garras e acessórios para robô, onde o visitante poderá ter uma interação com o sistema, entender seu funcionamento e analisar como esses produtos podem auxiliar no trabalho diário.“Nós temos equipamentos que influenciam diretamente no dia a dia produtivo e, no atual cenário econômico do País, é fundamental que os gestores das companhias vejam os benefícios que podem ter com a aquisição destes equipamentos. Por isso vamos mostrar de uma forma mais clara e real como alguns destes equipamentos podem ser úteis”, finaliza Thales Cortez, coordenador de vendas da SCHUNK. A nova sede da empresa no Grande ABC está localizada no condomínio industrial Acibam, à Rua Jalles Martins Salgueiro, nº 241 – Galpão A, em Mauá.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alckmin assina convênios com TCE para ampliar transparência e controle externo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *