Da Redação – O músico José Gomes de Abreu, o Zequinha de Abreu, será homenageado na Alesp, por iniciativa do deputado Luiz Fernando. A solenidade em referência aos 100 anos da valsa “Branca”, acontece no dia 25/05, 18h, no auditório Teotônio Vilela. Zequinha de Abreu faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935. Durante a solenidade, a Sra. Marise de Abreu Mangione, neta do homenageado, receberá uma placa em nome do avô.
Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, o músico compôs no final da década de 1910 a valsa “Branca”, em homenagem a Branca Barreto, filha do chefe da estação ferroviária de sua cidade, Santa Rita do Passa Quatro. A música tornou-se um clássico do repertório brasileiro.
Em 1917, durante um baile, apresentou um choro e ficou surpreso com a reação entusiasmada dos pares de dança. Batizou a música de “Tico-Tico no Farelo”, mas, como já existia um choro com o mesmo nome na época (composto por Américo Jacomino), resolveu pôr “Tico-Tico no Fubá”.
Mas, apesar da boa acolhida, o choro só seria gravado quatorze anos depois, pela Orquestra Colbaz, dirigida pelo maestro Gaó. Interpretada por dezenas de artistas, tornou-se um dos maiores sucessos da música brasileira no século 20, inclusive no exterior.
Nenhum comentário on "Zequinha de Abreu será homenageado nesta sexta na Alesp"