Palestrante do 1° Encontro dos Profissionais da Educação, prefeito apresentou panorama financeiro e ações adotadas para o funcionalismo, a exemplo da equiparação automática do Piso dos Professores a partir de 2022
Da Redação – Durante o 1º Encontro dos Profissionais da Educação – Floresça, realizado na última sexta-feira, dia 1, no Parque Oriental, o prefeito de Ribeirão Pires, professor Clóvis Volpi, prestou contas das ações da Administração desde o início do ano. No evento, Volpi apresentou o cenário financeiro e esclareceu as restrições de investimentos no quadro de funcionários em 2021 (Lei Complementar n° 173/2020), reafirmando o compromisso da Prefeitura para a valorização de todos os servidores da rede municipal de ensino a partir de janeiro de 2022.
“A economia que fizemos com a redução de secretarias e outras medidas de austeridade nas contas públicas nos dariam fôlego para realizar a equiparação dos salários dos professores ao Piso Nacional já neste ano. A aplicação do reajuste, entretanto, foi impedida por restrição legal imposta pela pandemia do coronavírus. Neste cenário, firmamos o compromisso legal de reajustar os salários dos professores a cada nova atualização do Piso pelo Governo Federal, de forma automática, a partir de 2022, além de revisar os salários de todas as classes profissionais”, declarou o prefeito.
A secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco, ressaltou a importância do evento para acolher todos os profissionais da rede, especialmente considerando os desafios do pós-pandemia. As ações de reestruturação da rede municipal de ensino e novos projetos para o setor realizados desde janeiro passam a integrar o recém-lançado Programa Florescer, que estabelece metas para o desenvolvimento e valorização das escolas e de todos os profissionais da Educação Municipal nos próximos anos.
“Estamos semeando ideias, iniciativas que terão impacto positivo para alunos, trabalhadores de nossa rede de ensino e toda a comunidade escolar. São projetos de curto, médio e longo prazo, muitos deles já iniciados, como o Programa de Recuperação de Escolas. Em todo este processo, o desenvolvimento dos estudantes e de suas famílias é tema central das ações. A Educação, graças ao apoio intersetorial, está retomando seu protagonismo. Teremos, em breve, bons frutos a colher com este trabalho integrado”, avaliou a secretária.
Entre os projetos iniciados estão a criação do serviço APSE – Apoio Psicossocial Escolar; a implantação do Portifólio Digital para o acompanhamento de cada estudante em tempo real; a contratação de mais profissionais, entre professores efetivos e temporários, estagiários e agentes escolares; a aquisição de veículos, equipamentos e mobiliário; o aumento em 75% da verba destinada às APMs; a reestruturação do setor de Alimentação Escolar; a retomada das Salas de Recursos e professores de apoio no ensino regular; e o fortalecimento dos projetos pedagógicos.
O 1º Encontro dos Profissionais da Educação – Floresça contou com programação de atividades culturais e de valorização do trabalho das equipes escolares e dos departamentos de transporte, manutenção e administrativo da Secretaria de Educação. O evento foi promovido com o apoio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo – SEJEL, Secretaria de Saúde, Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana – ZEMA, e Secretaria de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil.
Foram recebidos no Encontro Floresça 1.400 funcionários que atuam diretamente na Secretaria de Educação. Os profissionais foram divididos em três grupos para o atendimento aos protocolos de segurança contra o coronavírus.
Nenhum comentário on "Volpi reafirma compromisso de valorização da rede municipal de ensino"