Texto: Daniele Vieira/PSA – Fotos: Alex Cavanha/PSA
Da Redação – O município de Santo André, que já foi um dos pólos do voleibol, principalmente na década de 90, apresenta em 2017 um time jovem e disposto a enfrentar qualquer problema para reerguer o esporte na cidade. Na tarde deste sábado (18), a equipe enfrentou o Barra Bonita no Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, vencendo por 2 sets a 0.
A formação atual, desde abril, enfrentou diversas dificuldades. Mesmo sem saber a estrutura que seria disponibilizada e com jogadores do time sendo contratados por outras equipes, o grupo foi ajustado conforme a necessidade. Um exemplo é o levantador Luiz, convocado pela Seleção Brasileira, abrindo espaço para um outro levantador que auxilia o time na sua ausência. Cada atleta, apesar dos problemas pessoais, algumas vezes precisando se afastar do time, se dedicou totalmente para chegar ao topo. E mesmo com todas as dificuldades a equipe participou e venceu o Campeonato Paulista, categoria adulto – divisão especial, em terceiro lugar, sendo assim classificada para a Superliga B.
“Superação. Não há outra palavra para a situação vivida pelo time esse ano, saímos da última colocação do campeonato, na fase classificatória para a final, ganhamos o primeiro jogo aqui, que foi muito difícil, e ainda assim eles estão vivendo um momento deles, um momento muito bom com o time dentro da quadra. Superaram tudo isso tranquilamente, não foram afetados em absolutamente nada. É uma equipe que é a cara da cidade, no sentido de reconstrução. Santo André precisa ser reconstruída em todos os sentidos e essa é a maior identidade que a gente tem hoje”, afirmou o supervisor da equipe, Anderson Boni.
Segundo Boni, todas as cidades que disputaram o sub21 tiveram uma estrutura de ordem financeira melhor que Santo André, três dela inclusive muito mais que o dobro. “Uma delas é o Corinthians que nós ganhamos, outra é o SESI, que superamos e a outra é Campinas que o time já superou no primeiro jogo e pretende ser campeão, mais uma prova da superação deles”, completou.
Os jogadores moram e se alimentam em um alojamento dentro do Ginásio Esportivo Pedro Dell’Antonia, muitos deles não visitam a família há mais de um ano por não ter condições financeiras. A origem do time é humilde, mas a determinação e a vontade de vencer faz com que o time cresça e seja reconhecido em todos os lugares.
A disputa da Superliga B será na primeira semana de janeiro, em 2018, Santo André jogará com a base do time Sub21 e também com jogadores da categoria adulto.
Jogos Abertos do Grande ABC
Pela primeira vez em sua história, por articulação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os Jogos Abertos do Interior têm cinco cidades da região como sedes. A maior competição poliesportiva do Estado de São Paulo é disputada até o próximo dia 26 de novembro em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.
Os internautas que quiserem mais informações sobre a competição, como alojamentos, tabela de jogos, resultados e outras informações, podem consultar o site oficial do evento, pelo endereço www.jogosgrandeabc.com.br, e o da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, no link www.selj.sp.gov.br, bem como pelo aplicativo, Jogos Grande ABC, disponível em Android e IOS.
Nenhum comentário on "Vôlei de Santo André estreia com vitória nos Jogos Abertos"