Viagem Literária apresenta sessões de contação de histórias no Grande ABC

782 0

Da Redação – Nos dias 18 de maio e 2 de junho, as bibliotecas de Santo André e Diadema recebem o módulo de contação de histórias do Viagem Literária, programa do Governo do Estado de São Paulo que leva uma intensa programação cultural para bibliotecas municipais e comunitárias de todo o estado.

A Cia. Som em Prosa será a atração em Santo André no dia 18 de maio. Formada pelos atores e contadores de história Ana Antunes e Tulio Crepaldi, o grupo levará a história “Cheiro de Fulô”. A narrativa é inspirada no livro de João de Souza Lima intitulado “Maria Bonita, a Rainha do Cangaço”, que traz alguns contos sobre o Cangaço a partir do ponto de vista das mulheres. As atividades ocorrem às 10h00 e às 15h00, na Biblioteca Nair Lacerda.

Ana Antunes e Tulio Crepaldi desenvolvem trabalhos em conjunto desde 2008 e atuam como contadores de histórias desde 2013, desenvolvendo contações interativas e musicais como os Projetos Conta Shakespeare, Chão Batido e Canto Bonito. Ao longo de suas carreiras, foram indicados a diversos prêmios da área teatral como o Festival Curta Teatro Sesi, da Associação Teatral de Sorocaba, e Festival Internacional de Teatro de Macaé (RJ).

O programa Viagem Literária chega a Diadema em 2 de junho. A atriz, escritora e contadora de histórias Kelly Orasi levará a história “Da ponta da língua a um céu de papel”, que faz uma viagem pela literatura oral brasileira e suas raízes indígenas, portuguesas e africanas, com quatro contos: “A encantadora canção do pássaro mágico”, “Brinquinhos de Ouro”, “Bertiore, o homem chuva” e “Macunaíma”. As atividades serão em dois horários: às 10h00 e às 14h00, na Biblioteca Olíria de Campos Barros.

Kelly Orasi é autora do livro infantil “A história que atravessou o oceano” e da peça “Dom Quixote, o cavaleiro sonhador”, premiada pela Revista Crescer na categoria “melhor espetáculo com contador de histórias”. A atriz iniciou a carreira em 1998 e foi coordenadora do curso básico de formação de contadores de histórias na Biblioteca Hans Christian Andersen, na capital paulista, realizado pelo Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

A programação do Viagem Literária, que completa 10 anos em 2017, não para por aí: em junho, as bibliotecas receberão bate-papos com escritores de literatura adulta. Em agosto, estão previstos encontros com autores voltados à literatura infantil e juvenil. A programação se encerra com o módulo de escrita criativa, a ser realizado entre setembro e dezembro. As atividades podem ser acompanhadas no site www.viagemliteraria.org.br ou pelas redes sociais da Secretaria da Cultura do Estado.

Sobre o Viagem Literária – Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e já foi prestigiado por mais de 285 mil participantes, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária.

Já participaram das atividades nomes como Marcia Tiburi, Raphael Draccon, Ilan Brenman, Carla Caruso, Marcelino Freire, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Daniela Arbex e Ignácio de Loyola Brandão, que já participou de diversas edições do programa: “a plateia ouve, pergunta, também conta histórias. Nada melhor para atrair uma criança, jovem, e por que não um adulto, que uma historia? Sabemos que hoje competimos com celulares, tablets, vídeo games, toda aparelhagem tecnológica. No entanto por 35 anos de experiência em viagens e encontros, sabemos que a presença de um autor tem um efeito diferente, carismático”, comenta o autor.

Entre os contadores de histórias participantes em edições anteriores estão Ana Luísa Lacombe, Kiara Terra, Grupo Pirlimpimpim, Grupo Girasonhos, João Acaiabe e Cia. Ópera na Mala. O Viagem Literária é gerido pela Organização Social SPLeituras, responsável também pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SiSEB), a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Para mais informações, acesse: www.viagemliteraria.org.br.

Serviço – Viagem Literária no ABC
Santo André – Cia. Som em Prosa apresenta “Cheiro de Fulô”, na quinta-feira (18 de maio) às 10h e às 15h, na Biblioteca Nair Lacerda (Praça IV Centenário, s/n –  Centro – Santo André/SP – Classificação: livre

Diadema – Kelly Orasi apresenta “Da ponta da língua a um céu de papel”, dia 2 de junho às 10h e às 14h, na Biblioteca Olíria de Campos Barros (Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema/SP) Classificação: a partir de 6 anos

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Viagem Literária apresenta sessões de contação de histórias no Grande ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *