Da Redação – No último sábado, a Prefeitura de São Caetano do Sul reinaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ivanhoé Espósito, no Bairro Barcelona. A revitalização marca a ampliação do funcionamento do equipamento, que passa a atender de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A unidade é a primeira remodelada contemplada pelo Saúde Hora Extra. Dentro da estratégia do programa, os atendimentos de segunda a sexta, após as 17h, e aos sábados serão realizados por livre demanda, sem a necessidade de agendamento, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia.
Desta forma, o vereador Edison Parra, vice-presidente da Câmara Municipal, protocolou requerimento de informação ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cobrando sobre os motivos pelos quais a cidade ainda não recebeu os recursos do Programa Federal de incentivo às UBSs que expandirem seu horário de funcionamento, após seu horário normal e aos finais de semana.
Em abril, o ministro anunciou que as Unidades Básicas de Saúde que ampliarem o horário de atendimento receberão mais recursos do Governo Federal. “Esse já é o caso da UBS Dr. Ivanhoé Espósito e de outras em reforma com grande circulação de pessoas que serão entregues pelo prefeito Auricchio. Com essa verba extra avançaremos ainda mais na Saúde de São Caetano”, observou.
Porta de entrada
A Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. A resolutividade na Atenção Primária, permite, por exemplo, desafogar os atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e emergências hospitalares, onde muitos pacientes vão em busca de atendimentos de baixa complexidade, como curativos e pequenas cirurgias.
Nenhum comentário on "Vereador Parra cobra recursos federais para UBSs de SCS"