Velocista Vítor Hugo dos Santos estreia nos 100 metros na Rio 2016

694 0

Da Redação – O velocista Vítor Hugo dos Santos, um dos destaques da nova geração do atletismo brasileiro, faz neste sábado (13/8/2016) sua estreia na disputa do Rio, no Estádio Olímpico. O jovem de 20 anos, que chegou ao Clube de Atletismo BM&FBOVESPA nesta temporada, começa na competição participando das eliminatórias dos 100 metros, com baterias a partir das 12h.

No Troféu Brasil, Vítor Hugo obteve o índice olímpico para os 100 m e para os 200 m, mas decidiu abrir mão da segunda prova para priorizar o revezamento 4×100 m. “O revezamento tem chance de medalha e correr os 200 m poderia me atrapalhar, por já ter feito os 100 m. Então eu e o meu técnico, Victor Fernandes, decidimos não correr os 200 m.” Victor Fernandes está confiante na preparação do velocista. “Foi muito boa. Depois do Troféu Brasil, aproveitamos para trabalhar um pouquinho mais a parte de aceleração dele. O Vítor Hugo está preparado e a ideia é melhorar a marca.”

Vítor foi o único atleta do país a conseguir índice para a prova mais badalada do atletismo. Conquistou a vaga com a marca de 10s11 – a quarta melhor da história do Brasil nos 100 m. Mas, para avançar na competição olímpica, o velocista sabe que precisará melhorar esse tempo. “Tenho que fazer o meu PB (personal best) desde a primeira fase. Estou me sentindo super bem, confiante. Quero chegar na prova e correr feliz, sem pressão”.

O velocista vai correr em casa. Nascido no Rio, foi descoberto aos 8 anos pelo técnico Paulo Servo, com quem trabalhou até o ano passado. Sua principal influência foi o tio, Marcelo Osvaldo, que também foi atleta. Neste sábado, no Estádio Olímpico, terá o apoio da mãe, das irmãs e da namorada Thais, também velocista.

Jovens atletas e muitos estreantes – Vítor Hugo puxa a fila dos jovens atletas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA que vão disputar, no Rio, sua primeira competição olímpica. Dos 20 integrantes do Clube na seleção brasileira, 14 são estreantes no maior evento esportivo do mundo.

Além de Vítor, outros atletas que fizeram a transição da base para o adulto durante o ciclo olímpico estão nos Jogos: os velocistas Letícia Cherpe de Souza (4×400 m), Alexander Russo (4×400 m) e Ricardo Mário de Souza (4×100 m), o meio-fundista Thiago do Rosário André (1.500 m), além da saltadora Núbia Aparecida Soares (triplo).

Também estreantes, mas já com experiência em competições como Mundiais e Pan-Americanos, estão Augusto Dutra (salto com vara), Fernanda Borges (lançamento do disco), Darlan Romani (arremesso do peso), Juliana Gomes dos Santos (3.000 m com obstáculos), Júlio César de Oliveira (lançamento do dardo), Wagner Domingos (lançamento do martelo) e Hugo Balduíno (4×400 m)

A saltadora Keila Costa, de 32 anos, classificada para o salto em distância e salto triplo, é a mais experiente do grupo: está na sua quarta edição olímpica, a primeira em que conquistou o índice para as duas provas. Fabiana Murer (salto com vara), Marílson Gomes dos Santos (maratona), Mário José dos Santos Júnior (marcha 50 km) e Jailma Sales de Lima (400 m e 4×400 m) estão na disputa pela terceira vez. Já Luiz Alberto de Araújo, do decatlo, esteve nos Jogos de Londres/2012 e participa de sua segunda competição olímpica.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Velocista Vítor Hugo dos Santos estreia nos 100 metros na Rio 2016"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *