Valquírias World cria Barraco Terapêutico para atendimento psicológico a pessoas carentes

245 0
Moradores da Favela Marte terão consultas gratuitas na clínica-escola com psicólogos, além de atividades como círculos de convivência para trabalhar o acolhimento entre os atendidos
Da Redação – O Instituto Valquírias World anuncia a criação, dentro da Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), do Barraco Terapêutico Luz de Marte – uma clínica-escola de atendimento psicológico gratuito, que trabalha com acolhimento emocional e cuidados sociais, com a escuta atenta das demandas de sofrimento e traumas psicológicos. Voltado principalmente para pessoas em situação de extrema pobreza, o projeto tem como objetivo desenvolver a reparação interior e a reconstituição do laço familiar e social.

Não bastasse o caráter inovador de levar para uma favela o atendimento terapêutico, o “consultório” está instalado num dos barracos da Favela Marte, e conta com uma sala para realizar atendimentos individuais, num ambiente realista e usual dos atendidos. “Trouxemos essa estética para o projeto porque os assistidos precisam se sentir confortáveis, e se essas pessoas estivessem em um local super bem decorado, com ar condicionado e outro padrão, correríamos o risco de que a maioria delas talvez nem voltasse para as sessões”, destaca o psicólogo responsável pelo Barraco Terapêutico, Maicon Vijarva. E, ninguém mais, além do profissional e do morador, participa da sessão.

Nesta fase, dois profissionais se revezam para acolher adultos e crianças de famílias que se encontram em vulnerabilidade social, com atendimentos psicológicos de psicanálise e outras linhas que cuidam da saúde mental. Os casos mais graves serão encaminhados para a rede de saúde da cidade. Além disso, existem ainda outras atividades externas, como os círculos de convivência para reflexões de diferentes temas, onde os moradores/pacientes contam com os próprios membros do grupo, que acolhem e promovem uma reflexão mais ampla de si mesmo e do seu contexto social.

A metodologia oferecida no projeto vai olhar sob uma perspectiva do que funciona no território de uma favela, seguindo lado a lado de narrativas de processos de lutas e resistências presentes nessa comunidade, evidenciando um discurso que concebe uma favela para além de um lugar que consiste em falta, violência e escassez.

“Não existe possibilidade de sair da extrema pobreza sem que sejam tratadas as pessoas que compõem este grupo de forma ampla e assertiva, sendo este atendimento parte de uma rede importante de ações em torno de pessoas em vulnerabilidade social”, explica a fundadora e CEO do Instituto Valquírias World, Amanda Oliveira.

“Pessoas que se encontram envolvidas com diferentes dependências, sejam elas emocionais ou químicas são o nosso foco, e tratar a saúde mental desses indivíduos é algo necessário e urgente porque, quando cuidamos da saúde emocional de uma pessoa em extrema pobreza, estamos investindo no futuro de um sujeito que aprenderá a se responsabilizar por suas emoções e, assim, conseguirá gradativamente reeditar o contexto dor e sofrimento de sua história de vida”, ressalta Vijarva.
Melhorias e Avanços na Favela Marte – Mais do que erradicar a pobreza, a ação do Instituto Valquírias World é criar um ambiente de desenvolvimento por meio de melhorias e avanços na Favela Marte. E, isso passa pelo projeto de, no futuro, construir um espaço para que o Barraco Terapêutico amplie seus atendimentos. Atualmente são 48 pessoas beneficiadas pelo atendimento, sendo que uma foi encaminhada para tratamento de dependência química em uma comunidade terapêutica, com clínica especializada nesse tipo de tratamento.

No impacto social, o Barraco Terapêutico promove um espaço em que cada pessoa atendida reedita sua história de vida, saindo do vitimismo para um lugar ativo de construção de si mesmo e do seu meio social. “É dessa forma que promovemos a ascensão a uma vida digna, onde a pobreza não tem espaço nos pensamentos desses sujeitos”, comenta Amanda.
 
Para Maicon Vijarva, o projeto é um ambiente seguro para que os atendidos possam contar sua história para um outro sem qualquer julgamento. “Ao falar, esta pessoa começa a se libertar de um lugar engessado, encontrando no discurso que produz uma reflexão de si mesmo. É a partir desse lugar de escuta e acolhimento que cada um consegue se movimentar diante de sua realidade, recalculando sua rota de vida, e agindo frente aos problemas do dia a dia”, finaliza. 

O projeto do Barraco Terapêutico tem como parceiros a Unilago – União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNIRP, além do Centro Universitário de Rio Preto, Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e psicólogos parceiros.

Sobre o Instituto Valquirias World
O Instituto Valquirias World é uma Holding de Iniciativas que geram impacto social. Seu foco é o feminino em movimento, operando como uma distribuidora de oportunidades para meninas, mulheres, e seus filhos que estão em situação de pobreza. Fundado por Amanda Oliveita, empreendedora social, o Instituto atua em sete frentes: Valquírias Musical, Valquirias Queen, Shopping das Valquirias, AgroValquirias, Valquirias Digital, Valquirias Education e Favela 3D- SJRP, contando atualmente com mais de 42 colaboradores, cerca de 147 voluntários, 32 empresas parceiras, gerando impacto direto para mais de 18 mil pessoas por mês. É a primeira organização social de empoderamento feminino a integrar a rede Gerando Falcões e, por meio de suas iniciativas, permite acesso à educação de qualidade, segurança alimentar, alfabetização digital, qualificação profissional, renda, desenvolvimento social, integridade de vestimenta e moradia. De mãos dadas nossos programas sociais trabalham dia e noite para que o tema desigualdade de gênero e social sejam muito em breve vistos somente nos livros de história. 
Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Valquírias World cria Barraco Terapêutico para atendimento psicológico a pessoas carentes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *