Alunos da rede municipal que ainda não receberam a proteção contra a doença têm mais uma oportunidade para se vacinar sem necessidade de deslocamento
Da Redação – Com o retorno 100% presencial dos estudantes da rede municipal na próxima segunda-feira (07/03), a Prefeitura de Diadema intensificará a vacinação contra covid-19 nas escolas para alunos de cinco a 11 anos de idade. Neste mês, o calendário de vacinação contemplará mais de 45 escolas da cidade. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias da Saúde e de Educação e integra a política de combate à covid-19 na cidade.
A ação começou em 24 de fevereiro, quando as unidades escolares ainda estavam em atendimento escalonado. Por isso, as equipes de saúde irão retornar às escolas para contemplar maior quantidade de alunos. No dia, foram aplicadas 36 doses.
“Esta decisão vai facilitar a vida das famílias e assegurar o fechamento do ciclo de todas as gerações vacinadas. Neste momento, as escolas municipais estão junto às UBSs criando uma rede de proteção, prevista no artigo 14 do ECA, que assegura à criança e adolescente a proteção integral, incluindo o direito à vacina”, afirma a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Sanches.
Antes do dia da aplicação da vacina, os pais ou responsáveis recebem um termo de autorização para escolha de três opções de vacinação da criança: com acompanhamento presencial dos pais; na impossibilidade de presença de um responsável, deverá ser assinada uma autorização prévia; na terceira opção, o aluno será vacinado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência.
Após a conclusão da aplicação nas escolas municipais, a vacinação será feita com as escolas estaduais. Unidades de ensino particulares devem procurar a UBS de seu território para agendar a vacinação dos alunos.
Cuidado reconhecido
Até 25 de fevereiro, em Diadema, foram registrados 301 casos de covid-19 em crianças com idade entre cinco e 11 anos. Desses, seis precisaram de hospitalizações e não houve óbito. De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o período com mais incidência de casos ocorreu nas primeiras quatro semanas do ano (até 29 de janeiro), registrando 48, 93, 91 e 39 casos, respectivamente. Uma das prováveis razões é o relaxamento, por parte da população, das medidas sanitárias entre os feriados de Natal e Ano Novo, resultando em repique de casos nas semanas subsequentes.
A partir de 30 de janeiro, os números começam a diminuir. Na quinta semana, chegou a 13 casos e na sétima semana, entre os dias 13 e 19 de fevereiro, foram sete. Entre as possíveis causas estão a vacinação infantil e outras políticas públicas adotadas após pactuação pelo Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 de Diadema como volta às aulas escalonada para evitar a circulação de grande número de alunos e profissionais nas escolas.
“O reflexo da proteção da primeira dose para a população infantil pode ser sentido com a diminuição dos casos e das internações por covid-19 no público entre 5 e 11 anos, após duas semanas do início da vacinação (17 de janeiro para crianças com comorbidades e 24 de janeiro para os pequenos a partir de 5 anos sem comorbidades). A ciência já mostrou que vacinas salvam vidas sim. Vamos nesse caminho, fazendo busca ativa daqueles que ainda não foram imunizados e parcerias como essa com a Secretaria Municipal de Educação para aumentar nossa cobertura vacinal”, afirmou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Vacinação na cidade
Até quinta-feira (03/03), foram aplicadas 28.777 primeiras doses em crianças desta faixa etária e 8.349 segundas doses no público infantil. Atualmente, o município está vacinando com a segunda dose (D2) crianças com idade entre seis e 11 anos de idade que tomaram a Coronavac como primeira dose (D1), além de aplicar a primeira dose nas crianças a partir de cinco anos aptas a receber o imunizante.
Em relação ao público maior de 12 anos, foram aplicadas, até o momento, 877.321 vacinas no total, sendo a primeira dose em 342.370 pessoas, a segunda dose em 313.484 pessoas, a terceira dose em 173.725 pessoas, a quarta dose em 223 pessoas, a dose única em 10.393 pessoas
A aplicação das doses contra covid-19 também está disponível nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até as 18h.
Nenhum comentário on "Vacinação contra covid-19 nas escolas intensifica com volta às aulas 100% presencial"