Vacinação adulta em Diadema volta ser feita nas 20 UBSs da cidade

67 0

A medida passa a valer a partir das 8h30 desta quarta-feira

Da Redação – A partir desta quarta-feira (26), a vacinação da Covid-19 das pessoas acima de 12 anos volta a ser feita nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ampliação dos postos vai ser possível em virtude da abertura, nos próximos dias, da Unidade de Atendimento à Gripe, que está em fase final de instalação no Clube Mané Garrincha e vai permitir o atendimento de pacientes adultos com suspeita de covid-19 ou com sintomas de gripe no novo local, desafogando o fluxo de pessoas nas UBS.


De acordo com a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a centralização dos polos foi uma medida temporária durante o processo de preparação e instalação do novo serviço voltado ao atendimento das síndromes gripais, mas agora já é possível retomar a imunização dos adultos nas 20 UBS. “Centralizar a vacinação da Covid nos polos durante os últimos dias foi uma estratégia da Saúde para organizar as aplicações das doses dos adultos e evitar perdas de imunizantes durante esse período de transição. As unidades puderam focar na rotina médica dos sintomáticos no período de maior procura por esse atendimento e dar início à vacinação das crianças. Agora já é possível retomar a vacinação dos adolescentes e adultos em todas as unidades”.


Apenas o imunizante da Janssen continuará centralizado em quatro polos. São eles: UBS Nogueira, Eldorado, Paineiras e Serraria.


Vacinação avança

Diadema atingiu a marca de 98% da população acima de 12 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 92% está com o esquema vacinal completo.

Ao olhar os dados na faixa etária de 18 anos ou mais, esse índice é ainda melhor: além de repetir os 98% com a primeira dose, a segunda já chegou aso 94%, segundo dados do Vacivida até o dia 19 de janeiro.


Desde o início da Campanha Municipal de Vacinação, em 19 de janeiro de 2021, foram aplicadas até segunda-feira (24), 766.868 doses, sendo 338.882 primeiras doses (D1), 304.872 segundas doses (D2), 108.459 terceiras doses (D3), seis quartas doses, 10.239 doses únicas e 4.410 doses para o público infantil entre 5 e 11 anos.


O intervalo para recebimento da segunda dose é de 28 dias para a vacina CoronaVac, oito semanas (56 dias) para AstraZeneca e 21 dias para a Pfizer.  Já quem tomou a dose única da Janssen há dois meses, pode procurar um dos quatro polos de vacinação para tomar a dose reforço.


Confira a lista completa dos postos de vacinação em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19


Terceira dose

A administração da terceira dose ou doseadicional para toda a população acima de 18 anos, de maneira geral, visa importante ampliação da resposta imune.

As doses adicionais (D3) nos idosos acima de 60 anos, Trabalhadores da Saúde e da Educação e maiores de 18 anos, também, já estão disponíveis para quem recebeu a segunda dose (D2) há mais de 04 meses. Já os imunossuprimidos devem respeitar o intervalo de 28 dias entre a D2 e D3 e quatro meses entre a D3 e D4.

Quarta dose

A aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para as pessoas com alto grau de imunossupressão está liberada, desde que o usuário tenha mais de 18 anos e recebido a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.


A segunda dose de reforço amplia a resposta imunológica do organismo, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida.


O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) considera como imunossuprimidos pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Vacinação infantil

A aplicação da vacina contra covid-19 em crianças teve início no dia 17 de janeiro (para crianças de cinco a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígena e quilombolas). No dia 20 de janeiro, o município ampliou a vacinação para crianças com 11 anos sem comorbidades. Já na sexta-feira (21/01), a aplicação da dose foi liberada para crianças com nove anos ou mais. A ampliação da faixa etária para seis anos ocorreu na segunda (24/01) e, hoje (25/01), será a vez das crianças com cinco anos.

Até hoje foram aplicadas 4.410 doses para o público infantil de vacina contra covid-19, o que representa 10% do público-alvo a ser imunizado na faixa etária.

No próximo sábado (29/01), a SMS realizará um Dia D de Vacinação Infantil contra covid-19, nas 20 UBS, das 8h30 às 16h. Confira todos os detalhes aqui: [LINK TEXTO]

“No sábado, a ideia é abrir as unidades para todos os públicos já elegíveis. Além de avançar com a imunização dos adultos que por ventura ainda não tenham completado seu esquema vacinal ou tomado as doses de reforço, queremos intensificar a vacinação para o público infantil e imunizar o maior número de pessoas possíveis. Nossa equipe está motivada para o primeiro mutirão de vacinação do ano”, afirma Rejane.

Prevenção

A SMS alerta que a pandemia não acabou e é fundamental que a população mantenha os protocolos sanitários, como o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos.

Para acompanhar as informações sobre a Campanha Municipal de Vacinação e as ações de combateà pandemia, acesse a página: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vacinação adulta em Diadema volta ser feita nas 20 UBSs da cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *