Especialista defende unificação de 2020 e 2021 como um único ciclo de aprendizagem
Da Redação – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou as novas datas de realização das provas do Vestibular 2021, que sofreram alteração em função da pandemia de covid-19. A primeira fase será aplicada nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021.
Nos últimos dias, outras instituições de ensino do estado anunciaram também novos calendários para os processos seletivos. A Universidade de São Paulo (USP) terá a primeira fase no dia 10 de janeiro de 2021. Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizará provas da primeira fase em 30 e 31 de janeiro.
Segundo o governo estadual, as alterações nos calendários foram feitas com o objetivo de dar mais oportunidade para que os candidatos possam se preparar para o Vestibular de 2021.
“As universidades continuam a considerar 2020 como um ano normal de preparação para o vestibular, o que eu não acho admissível. Essa ruptura que a pandemia trouxe aos estudantes vai gerar problema de continuidade nos conteúdos, aumentando, assim, a desigualdade educacional, o que pode privilegiar alunos de classes sociais mais altas”, comenta o cientista social, historiador e professor Thiago Rocha.
O especialista defende ainda o cancelamento do processo vestibular neste momento, marcado pela incerteza por conta da pandemia. “Na minha visão, é um erro manter o processo seletivo. Defendo que 2020 e 2021 sejam considerados um único ciclo de aprendizagem”, afirma.
No caso da Unicamp, o dia de realização da primeira fase, para cada candidato, depende do curso escolhido: candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro, uma quarta-feira. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, 7 de janeiro, uma quinta-feira.
Segundo o governo estadual, a aplicação em dois dias busca reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. A segunda fase do vestibular não sofrerá alteração do formato e continuará sendo aplicada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021.
As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 serão realizadas entre 30 de julho e 8 de setembro, pela página da Comvest na internet: www.comvest.unicamp.br. A primeira chamada do Vestibular 2021 deve ser divulgada no dia 10 de março e o edital com o calendário completo será publicado em breve.
Já a USP, terá a primeira fase do vestibular realizada no dia 10 de janeiro de 2021. As provas da segunda fase ocorrerão em 21 e 22 de fevereiro de 2021. A Fuvest também ampliou o prazo para recebimento dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição para o Vestibular 2021 – para 23h59 do dia 24 de julho. Os pedidos devem ser submetidos por meio do site da Fundação (https://www.fuvest.br/).
As provas da primeira fase da Unesp serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro (sábado e domingo). A segunda fase será realizada em 28 de fevereiro (domingo). As novas datas não coincidem com as de outras seleções: Enem presencial, USP e Unicamp.
O adiamento foi necessário em razão da pandemia de COVID-19. O resultado final do Vestibular Unesp 2021 agora está previsto para ser divulgado em 19 de março do próximo ano.
Nenhum comentário on "USP, Unesp e Unicamp divulgam novo calendário do Vestibular 2021"