Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta quarta-feira (5) mais uma vistoria nos serviços de saúde do município. Desta vez, a unidade escolhida pelo prefeito Orlando Morando e pelo secretário da saúde, Dr. Geraldo Reple, foi a Policlínica Centro. A intenção dessa visita foi fiscalizar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde que são oferecidos à população.
Morando visitou todas as salas da unidade e conversou com alguns médicos e enfermeiros de diversas especialidades. O chefe do Executivo também dialogou com pacientes, para avaliar a qualidade do atendimento. Entre os munícipes abordados está José Braes, de 52 anos, que sofre com oito hérnias de disco e realiza tratamento na Policlínica.
“Fui atendido por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ele me encaminhou para fazer um tratamento aqui na Policlínica. Faço acupuntura diariamente. Antes sentia muita dor, que diminuiu com o tratamento. Gosto muito dos profissionais que trabalham aqui, eles parecem estar preocupados em ajudar”, explicou o aposentado.
“A vistoria foi bem produtiva. A maioria das pessoas elogiou o atendimento e afirmou que estão sendo bem tratadas. Ainda precisamos fazer alguns ajustes, mas o nosso principal objetivo é melhorar o atendimento em todos os lugares que oferecem consultas médicas”, destacou Morando.
Orlando Morando e o secretário da Saúde ainda elogiaram a organização da unidade e o cuidado com os pacientes. Todo o prédio é adaptado, com rampas de acesso e elevadores. Além disso, os pacientes aguardam por atendimento sentados. A Policlínica Centro possui cerca de 60 médicos, de diferentes especialidades, para atender a demanda mensal de 20 mil pacientes.
Saúde Prioridade – Paralelamente às fiscalizações dos serviços, a Prefeitura lançou no final de março o programa “Saúde Prioridade”, que visa zerar as pendências na área da saúde, já que o município tem uma fila com 70 mil demandas reprimidas (49.575 consultas e 21,051 exames). Para isso, a agenda de alguns médicos foi reajustada, o que permitiu uma ampliação da oferta de consultas, sem aumento de custos à Administração.
Também foram firmadas parcerias com a Santa Casa de Misericória de São Bernardo, com a Associação Paulista de Medicina e com as Clínicas DunaCor e FluxoSS. Essas instituições irão oferecer atendimento médico e gratuito a todos os munícipes de São Bernardo em horário normal.
POR Meire Bueno
A quem possa interessar, eu Meire Bueno estive nessa policlinica na data de 13/03/2017 para realizar exames de rotina (ja a muito esperado ) quando me deparei com essa situação,la São realizados diversos exames e também não existe separação …estava em um corredor onde homens e mulheres aguardavam serem chamados para a realização dos mesmos ,quando fui utilizar o banheiro e me deparei com um senhor saindo do mesmo ,indaguei esse senhor ele me disse que estaria no banheiro certo,não utilizei o mesmo e fui constatar com outras pacientes ali presentes ,que me informaram ser assim mesmo , ou melhor a mesma toalhete com uso geral ,fiquei revoltada pois acho falta de respeito com os pacientes…por isso senhor Leo Júnior eu realmente desejo ao senhor que nunca precise utilizar a rede pública para saúde,só para completar estou a oito meses aguardando uma consulta de oftalmologia nessa mesma clínica,infelizmente. …
Bom dia Meire Bueno, antes de qualquer coisa quero te agradecer pela visita ao site CliqueABC e pelo comentário deixado nesta página. Acredito no poder de informação do jornalismo e na capacidade de interação com o leitor/internauta, para que as demandas cheguem ao Poder Público e que soluções para os diversos problemas sejam encontradas e pensadas pelos administradores públicos. Agradeço muito, mas não precisa ficar na torcida para que eu nunca dependa dos serviços de Saúde do município e da região. Assim como milhões de brasileiros também não tenho convênio e dependo sim da Saúde Pública. Sou paciente oncológico e sei bem das condições, dos prazos e das deficiências deste setor. Confesso que ainda não usei o Centro de Especialidades, mas conheço pessoas que falaram bem do atendimento. Eu conheci o prédio antigo, que, aquele sim, era lastimável. Antes de ter sido diagnosticado com câncer no intestino, eu fiz exames médicos e passei em consulta nesta Policlínica, e tinha banheiros para homens e mulheres. Não sei bem ao acerto, mas se hoje existe um banheiro para ser usado por pessoas de ambos os sexos, foi herança do Projeto Executivo que tocou a demorada reforma, e que foi agilizada para a sua entrega não coincidir com o período eleitoral E já que a administração fez a vistoria precisaria responder também sobre esse problema e encontrar rapidamente uma solução para o mesmo. Já que até mesmo as crianças e recém-nascidas precisam de um local adequado para a utilização. No mais agradeço pela sua participação e estaremos cobrando dos responsáveis pela gestão dos equipamentos de Saúde. Obrigado pela sua participação e comentário. Estaremos encaminhando para a Comunicação da Prefeitura.
Existem inverdades nessa matéria. Imagino que deve ser estratégia de marketing da Prefeitura. Recebi informações de pacientes que disseram que nessa Policlinica nem banheiro exclusivo para mulher e para homem tem. Existe 1 banheiro COMUM. O local que as pessoas ficam aguardando os exames é um corredor pequeno e todos ficam lá misturados mulheres gravidas e todas as outras pessoas.
Concluo que OU A MATÉRIA É COMPRADA E DECLARA INFORMAÇÕES FALSAS OU OS MUNÍCIPES SÃO MALUCOS E MENTEM DIZENDO QUE O ATENDIMENTO NÃO É BOM E A ESTRUTURA DESSA POLICLINICA DEIXA A DESEJAR.
Olá Ricardo Garcia, admiro o seu trabalho em sua página nas redes sociais e em outros espaços democráticos da comunicação regional. E por mais que as palavras sejam duras ou mesmo inapropriadas, elas têm espaço por aqui e não passarão em branco. Se os usuários detectaram o problema, o Poder Público tem de apresentar uma solução para o problema. Afinal de contas, a higiene num equipamento de Saúde é fundamental. A Prefeitura de São Bernardo, assim como todas as outras do Grande ABC, têm um departamento de Comunicação e que retransmite as informações sobre a administração. E nesses quase 18 anos de CliqueABC nunca nos furtamos de trabalhar com a verdade, e muito menos de cobrar e incomodar os responsáveis. E desta vez não será diferente. TENHA A CERTEZA, PORÉM, QUE NENHUM ESPAÇO FOI COMPRADO E NEM ACHO QUE OS MUNÍCIPES SÃO MALUCOS, MAS ASSIM MESMO RECONHEÇO O TEU DIREITO DE ACHAR O QUE QUISERES, MESMO QUE NÃO CONCORDE COM SUAS PALAVRAS. Para finalizar, espero que continue firme com seu trabalho de informar e de cobrar a administração da sua cidade pelas melhorias necessárias. Grande abraço e saudações!