Documento prioriza duas frentes: o planejamento para a retomada das aulas e a busca pelos mais vulneráveis que tiveram aprendizagem prejudicada no período
Da Redação – A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançaram um guia, nesta última sexta-feira (24), para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação durante a pandemia da Covid-19.
Batizado de Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência, o guia busca auxiliar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações. Uma das preocupações dos órgãos é a manutenção do processo de aprendizagem, sobretudo dos mais vulneráveis e que foram prejudicados com o fechamento das escolas. Segundo o Unicef, cerca de 35 milhões de crianças e jovens foram afetados.
De acordo com o Unicef, para reverter o quadro é preciso ir atrás dos estudantes e tomar as medidas necessárias para que eles consigam retomar os estudos e seguir aprendendo. A estratégia foi lançada em 2017 e, agora, foi adaptada para situações de calamidade pública e emergências, como a pandemia da Covid-19.
A entidade afirma que o fechamento das escolas impactou negativamente na aprendizagem, na nutrição, já que muitos alunos dependem da merenda escolar, e na segurança de crianças e adolescentes. Esses fatores em adição a questões econômicas contribuíram para a evasão escolar.
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