Unaccam faz ação de conscientização no Dia da Prevenção ao Câncer de Mama em São Paulo

180 0

No domingo, a Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama reunirá seu Conselho Científico, profissionais e especialistas para um bate-papo sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama

Da Redação – “Quem procura acha, quem acha cura!” é a mensagem transmitida pela ONG Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama para o Dia Estadual da Prevenção ao Câncer de Mama em São Paulo, que será celebrado no próximo domingo (15/05). A entidade programou uma série de lives gratuitas com o Conselho Científico da organização, profissionais e especialistas da área. Mais informações pelo perfil do Instagram @Unaccam ( https://www.instagram.com/Unaccam/)

“Nesta data é importante reafirmarmos a necessidade do diagnóstico precoce, seja por médicos ou por mamografia. É um convite para, juntos, mudarmos a realidade do câncer de mama em São Paulo”, afirma Clarisia Ramos, presidente da ONG. Ela ressalta que a doença é absolutamente curável quando diagnosticada precocemente. “Quando se acha o tumor inicial na mamografia a cura chega a 95%”. 

A data também celebra o Dia do Assistente Social e seria o aniversário da fundadora da Unaccam, Ermantina Ramos, mãe de Clarisia, que faleceu em 2018.

Ao longo do dia serão abordados assuntos referentes ao Direito, saúde integrativa, diagnóstico precoce e grupos de apoio. A programação terá início com o tema “Promover a saúde com políticas públicas” e será encerrada com “Prevenção primária, secundária e terciária”.

Confira a programação para o dia 15 de maio: 

10h30 – Promover a saúde com políticas públicas. Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama – “A eficiência do rastreamento”.

Clarisia Ramos, Dr. Carlos Ruiz – Mastologista e Presidente de Honra da Unaccam e Dr. João Bosco – Mastologista e Diretor de Projetos

11h15 – Grupos de risco e o diagnóstico precoce.

Dr. Marcelo Antonini – Mastologista e Coordenador do Curso, Dr. Ricardo Caponero – Oncologista e Regina Mediana – Educadora e Paciente.

12h – Importância dos Grupos de Apoio para pacientes com câncer de mama.

Semari Dutra – Empresária e Conselheira da Unaccam, Fátima Laplaca – Empresária e Paciente, Maria Zilma Oliveira Mariano Ribeiro – Assistente Social e Ativista da causa Oncológica

14h – Como o direito do paciente pode ajudar na prevenção de doenças.

Dra. Francisca Muraca, Dra. Carolina Daher e Dra. Layla Dalossi – ambas advogadas da Comissão de Direito da Saúde da Unaccam

14h45 – A comunicação assertiva e humanizada na prevenção do câncer de mama.

Luciana Telles – Psico-oncologista da Comissão de Direito a Saúde da Unaccam, Regina Liberato – Psico-oncologista e Fabiana Caron – Psico-oncologista e Presidente da SBPO 

15h30 – Saúde integrativa no combate ao câncer de mama.

Renata Melillo – empresária e conselheira da Unaccam, Renata Alvez – produtora e reikiana, Luciana Ervalho – Educadora Física e Silvia Helena Arruda – Terapeuta Familiar

16h15 –  Prevenção primária, secundária e terciária.

Clarisia Ramos, Dra Rita  Dardes – Mastologista e Vice Presidente da Unaccam, Dra Marianne Pinotti, Mastologista e Diretora Pedagógica da Unaccam e Maria Teresa Ribeiro – Assistente Social e Conselheira da Unaccam.

17h – Encerramento

Sobre a Unaccam

Com o lema “quem procura acha, e quem acha cura”, a Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama completou 20 anos, em 2021. A entidade foi pioneira na criação de iniciativas educacionais em saúde mamária e atua na capacitação, formação e treinamento de voluntários como agentes facilitadores do diagnóstico precoce do câncer de mama e apoio a pacientes oncológicas e suas famílias.

Desde a fundação, em 2001, a Unaccam já capacitou mais de 3,5 mil voluntários, além de ofertar, em média, 450 mamografias todos os anos. A organização realiza, ainda, palestras e eventos para levar conhecimento sobre prevenção e diagnóstico precoce. Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados mediante a inscrição/disponibilidade de vagas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Unaccam faz ação de conscientização no Dia da Prevenção ao Câncer de Mama em São Paulo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *