Turismo industrial no ABC ganha novas empresas e espaço no debate como política pública regional

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Da Redação – A discussão sobre a regionalização do turismo industrial no ABC, ampliada a partir do Congresso Nacional sobre o tema realizado em São Bernardo do Campo no último mês, voltou à pauta dos prefeitos e ganhou novo status durante Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Durante o encontro desta segunda-feira, dia 1º, o GT Turismo anunciou a adesão da Braskem e da Unipar Carbocloro, de Cubatão, ao programa, além de apresentar dados sobre consultoria contratada pelo Consórcio para auxiliar as Prefeituras na sistematização e padronização da atividade nas sete cidades.

Na avaliação do coordenador do GT e diretor de Turismo de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, o objetivo das ações debatidas e executadas pelos municípios para regionalizar o turismo industrial é transformar a atividade em identidade do Grande ABC. “Queremos ser referência nacional neste segmento, tratando o assunto como questão de política pública, uma vez que movimenta a rede de serviços de hotelaria, gastronomia e comércio local e gera renda aos moradores”, declarou.

A experiência da região em turismo industrial foi iniciada por São Bernardo do Campo em 2013. De lá até o mês de junho deste ano, passaram pela cidade nas visitas às 12 empresas participantes do programa cerca de 3,5 mil pessoas, em 250 visitas monitoradas.

Esses dados foram apresentados durante o Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, realizado nos dias 14 e 15 de julho, no Senac São Bernardo do Campo. Ao final do evento, que reuniu cerca de 500 pessoas, foi anunciada a adesão da cervejaria artesanal Balmann, de Santo André, primeira empresa fora do programa bernardense a abrir as portas ao público na ação regional, apoiada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. A produtora de materiais elétricos Alumbra, de São Bernardo, também foi anunciada como participante do programa à ocasião.

Além de trabalhar para identificar o potencial de cada município para o turismo industrial e estabelecer diretrizes para a regionalização do programa por meio de consultoria especializada, Consórcio e Agência GABC debatem a integração de outras atividades turísticas em circuito unificado aos visitantes que buscam a região para conhecer as empresas aqui instaladas.

Turismo cultural, gastronômico, histórico, religioso e o natural fazem parte do calendário das Prefeituras e deverão ser inseridos nas agendas do turismo industrial, a exemplo da incorporação da cervejaria Balmann ao programa. Um dos produtos de destaque da empresa é a cerveja com Cambuci. A receita, inclusive, recebeu o título de melhor bebida com o fruto no Concurso Gastronômico do Circuito Regional do Cambuci ABCtur, em junho deste ano.

Presente na reunião dos prefeitos, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, professor Joaquim Celso Freire Silva, falou sobre a importância da articulação regional para estimular vocações das cidades. “Ações como o Congresso de Turismo e o Circuito Regional do Cambuci, realizadas pelo Consórcio Intermunicipal e pela Agência, mostraram resultados positivos para as cidades. Iniciativas simples trazem benefícios para a região e são fundamentais para consolidar nossos potenciais”, afirmou.

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