Da Redação – Mais de 300 agências de turismo brasileiras se credenciaram junto ao Ministério do Turismo para receber grupos de turistas chineses no Brasil. O cadastramento, publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, é resultado de uma negociação entre os governos brasileiro e chinês para ampliar o número desses turistas no Brasil e irá potencializar o turismo de negócios e lazer, potencializando a atração de investimentos estrangeiros no país.
“Ao incentivar a vinda do turista chinês para o Brasil estamos abrindo uma nova e importante oportunidade para atrair divisas e investimentos no setor de turismo nacional. Em 2014, mais de 100 milhões de turistas chineses viajaram pelo mundo, mas apenas 70 mil vieram ao Brasil. Esse é um mercado muito expressivo e estamos ansiosos para conquista-lo”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
No início do mês, Henrique Alves se reuniu com o Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, para tratar de parcerias na área de Turismo. Na ocasião, Alves afirmou que o encontro foi promissor e que esperava receber, além de turistas, investimentos para o turismo brasileiro.
Os chineses vêm ao Brasil em busca de turismo de natureza e de cultura, bem como para participar de feiras e fazer negócios. A realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, também deverá contribuir para o aumento dos visitantes daquele país.
Condições – Para serem credenciadas, as agências brasileiras comprometeram-se a atender, entre outros, os seguintes requisitos: a instalação de linha de atendimento telefônico para consulta e assistência em caso de emergência; o fornecimento de informações relevantes para as agências de viagens designadas pela China; e a indicação de guia de turismo para o acompanhamento de cada grupo de turistas chineses.
Histórico – O credenciamento das agências para facilitação de ingresso de visitantes chineses no Brasil vem sendo aplicado desde 2004, quando se firmou um memorando de entendimento entre os dois governos com o objetivo de incentivar o turismo. Porém, esta foi a primeira vez que se realizou o cadastramento pelo suporte digital, por meio do Cadastur, o que explica o aumento exponencial no número de agências habilitadas.
“Para simplificar o processo, usamos pela primeira a base digital do Cadastur, o que gerou um crescimento expressivo no número de agências habilitadas que passaram de 23, em 2014, para 304 agências, em 2015. Esperamos que esse aumento se reflita no número de visitantes ao país a partir do ano que vem”, informou o Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Pimenta.
Confira o resultado do processo de credenciamento de empresas interessadas em integrar a lista de agências de viagens e turismo brasileiras que atuarão na recepção de grupos de turistas chineses.
Nenhum comentário on "Turismo brasileiro faz parceria para atrair mais turistas chineses"