Da Redação – O touro Sandy-Valley Saloon, da Semex – empresa com know-how em inseminação artificial e melhoramento genético em bovinos – foi classificado como número um no Índice de Desempenho Total (TPI) das provas americanas de agosto, se destacando como líder mundial no ranking. O TPI avalia a combinação do mérito genético do animal para as características de produção, tipo (conformação) e funcionais em um só índice, que classifica os touros pela sua habilidade em transmitir um equilíbrio destas características. Ou seja, quanto maior for a classificação, melhor é o desempenho do animal. A prova é atualizada a cada quatro meses: dezembro, abril e agosto.
Com 183 lbs de gordura e proteína, Saloon também é o touro com maior Habilidades Previstas de Transmissão (PTA) para leite, dentre os Top 100 em TPI, com 2749 lbs. De linhagem Iota x Planet x Bolton e com TPI de 2669, Saloon vem de nove gerações de mães classificadas como MB (Muito Bom) e EX (Excelente), como a excepcional Denises Dellia – vaca progenitora da família de Saloon. A mãe de Saloon é Sandy-Valley Plane Sapphire. Classificada MB-87, Sapphire produziu 17.749 kg de leite na sua primeira lactação.
Líder em GTPI (+2669), o touro prova sua extrema capacidade de transmissão de leite, gordura e proteína. “Saloon é o verdadeiro especialista em produção. Suas filhas possuem excepcional força leiteira, com excelente abertura de frente, úberes de muita correção, funcionalidade, ótima solidez de pedigree e profundidade de corpo. Característica única. É o que chamamos de touro construtor”, acrescenta o veterinário e diretor técnico de Raças Leiteiras da Semex, Claudio André da Cruz Aragon.
A Semex estará apresentando o touro durante a Expointer, até o dia 4 de setembro, em Esteio (RS).
Nenhum comentário on "Touro número 1 em TPI no mundo é genética Semex"