Da Redação – De uns anos para cá, as ações de marketing ganharam novo reforço com as ofertas conhecidas como Black Friday. Tomou tamanha proporção que já é considerada a principal data no calendário varejista do segundo semestre.
O potencial é tão significativo que muitas marcas apostam nos resultados da data para garantir o crescimento das vendas. Os produtos variam entre eletroeletrônicos, domésticos, vestuário e beleza.
Em 2019, inovando neste mercado, a Top Car, distribuidora da marca Audi no Estado gaúcho, decidiu investir nas ações de marketing e oferecer condições pra lá de especiais aderindo à iniciativa. Toda a loja com descontos e condições imperdíveis, dos automóveis aos acessórios.
A origem da expressão Black Friday ou ‘Sexta-feira Negra’ pode ter sido no final do século XIX, após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia- coincidentemente em uma sexta-feira – em plena corrida do ouro.
Outra teoria conhecida é que o termo teria sido criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado de Ação de Graças, em que o trânsito se tornava um caos.
Surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas, que se aproveitavam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá. O fato é que a moda pegou e ficou conhecida mundialmente. No Brasil, teve seu início em 2011, copiando o modelo americano em alguns aspectos, com exceção apenas que o formato inicial da promoção era destinado exclusivamente a compras on-line.
O certo é que, o mês de novembro ficou conhecido por potenciais descontos fazendo alusão a última sexta-feira do mês, a Black Friday é hoje a única ação comercial do calendário do varejo que cresce mais de 2 dígitos ao ano. Isso mostra que os consumidores definitivamente adotaram a data para comprar presentes e adquirir para si muitos dos seus sonhos de consumo.
Pesquisas apontam que, a maior parte do público consumidor são mulheres (63%), possuem entre 30 e 49 anos e 84% das pessoas pesquisadas afirmaram que pretendem, sim, realizar compras e aproveitar as oportunidades e descontos e que cerca de 75% dos consumidores irão usar a data para adiantar compras de Natal.
“Nesta época existe um crescimento natural da demanda e, com a chegada das datas festivas, notamos um aumento significativo nas vendas, oferecer a este público um dia com ofertas únicas, potencializa o fechamento e traz benefícios ao consumidor que busca a melhor oportunidade de negócio”, comenta Marlon Silva, marketing do Grupo Top Car no Rio Grande do Sul, para o executivo a ação deve contabilizar um crescimento nas vendas da marca se comparado ao mesmo período de 2018, quando não foi realizada nenhuma promoção de Black Friday.
Entre as ofertas que variam por modelos, taxa zero, tanque cheio, até 17% de desconto, emplacamento e IPVA Grátis, Bônus de até 40 mil na avaliação do usado além de benefícios como check-up, lavagem e revisão grátis.
Serviço – A Audi Top Car selecionou a data de 23 de novembro para o ‘Black Friday Audi’.
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