Thiago bate recorde olímpico e leva o ouro no salto com vara

658 0

Da Redação – Foi mais uma daquelas vitórias de lavar a alma. O brasileiro Thiago Braz fez história nesta noite no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, ao conquistar a medalha de ouro no salto com vara. Ele superou todos seus concorrentes, inclusive com melhores, marcas e atingiu os 6 metros e três centímetros, novo recorde olímpico, que antes era de 5 metros e 97 centímetros.

Para chegar ao triunfo, o brasileiro superou o francês Renaud Lavillenie, recordista mundial da prova que ficou com a medalha de prata e atingiu 5,98 metros. A medalha de bronze ficou com norte-americano Sam Kendricks que saltou 5,85 metros. Com apenas 22 anos, Braz chega ao auge de sua carreira. Ele apareceu para o mundo nos Jogos Mundiais da Juventude em 2010. Em 2012 ele foi campeão mundial junior e desde então caminhou para o recorde olímpico. Braz vinha treinando na Itália, onde se isolou para aprimorar seus saltos.

A última medalha do Brasil no atletismo havia sido o ouro de Maurren Maggi, no salto em distância nos Jogos de Pequim-2008. “É campeão”, gritavam os torcedores no Engenhão. Emocionado, o brasileiro desfilou com a bandeira brasileira. O brasileiro travou uma disputa eletrizante com o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico e recordista mundial. Em sua última tentativa, Braz superou a marca de 6,03m e deixou o rival pressionado. Sob forte pressão da torcida, o francês não conseguiu superar a marca do brasileiro. Pertencia a ele o recorde olímpico, de 5,97 metros, registrado em Londres, onde faturou o ouro há quatro anos.

O brasileiro teve uma grande noite. No primeiro salto, ele conseguiu superar 5,65m com facilidade, logo na primeira tentativa. Nessa altura, muitos atletas já ficam pelo caminho. Caso do argentino German Chiaraviglio, do grego Konstadinos Filippidis e do checo Michal Balner, campeão mundial em 2015. No final, a vitória com a marca inédita de 6,03m sobre o campeão olímpico. Até então, Braz tinha como melhor marca da vida o 5,92 metros, que era o recorde sul-americano, obtido no ano passado. Porém, também registrara 5,93m em competição indoor, neste ano.

A conquista do saltador marca a nona medalha do Brasil nos Jogos do Rio-2016, sem contar a do boxeador Robson Conceição, que já tem garantida a prata – pode conquistar o ouro nesta terça-feira. Também não leva em conta o pódio assegurado no vôlei de praia feminino, uma vez que as duas duplas estão na semifinal, o que garante ao menos o bronze.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Thiago bate recorde olímpico e leva o ouro no salto com vara"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *