Brasileiro da equipe Alpine disputa as 6 Horas do Barein, antepenúltima etapa da temporada
Da Redação – Terceiro colocado no Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship – WEC), o brasileiro André Negrão e a equipe Alpine retomam a disputa da competição neste sábado (30) com a prova 6 Horas do Barein, válida pela quinta etapa da temporada. Como de costume, Negrão contará com os franceses Matthieu Vaxiviére e Nicolas Lapierre como seus parceiros na condução do modelo Alpine A480.
A liderança da pontuação está com os dois modelos Toyota GR010: em primeiro lugar com o trio Mike Conway (GBR)/José María López (ARG)/Kamui Kobayashi (JAP) e no segundo com Sébastien Buemi (SUI)/Brendon Hartley (NZL)/Kazuki Nakajima (JAP).
Com 15 curvas e 5.412 metros de extensão, o sofisticado traçado barenita foi desenhado pelo especialista alemão Hermann Tilke em uma área desértica a poucos quilômetros das águas do Golfo Pérsico. “É uma pista com um desenho emocionante, que permite muitas ultrapassagens e também oferece desafios únicos”, registra André Negrão.
“Por causa da região desértica e da proximidade do mar, há ventos constantes e imprevisíveis, que mudam tanto a aderência do piso por causa da areia quanto fazem despencar a temperatura ambiente de uma hora para a outra. Minha curva preferida é a 12, a mais veloz, onde podemos explorar bastante o potencial dos carros”, continua o brasileiro.
Anúncio e homenagem – Após a prova anterior, quando o trio Negrão/Vaxiviére/Lapierre chegou em terceiro nas 24 Horas de Le Mans, a Alpine anunciou que continuará no WEC em 2022 e que lançará um novo modelo para 2024, dentro das novas regras da categoria principal, a Hipercarros. Atualmente, o time francês, que é o braço esportivo da Renault, utiliza uma versão adaptada do chassi Oreca com motor Gibson. Em evento realizado neste mês em Paris, França, a equipe também homenageou os pilotos por seu desempenho em 2021 e lançou o filme “Alpine, Le Mans in Héritage”, que conta a aventura do trio na mais famosa corrida de resistência do mundo.
“A Hipercarros permite tecnologias mais competitivas, como as usadas pelos Toyota, que gastam menos combustível por serem híbridos e contornam as curvas com mais precisão por possuírem tração 4×4”, observa o brasileiro. “Todas estas questões serão contempladas no novo projeto, que chegará em um momento espetacular do WEC, já com a presença de diversas outras fábricas”, resume Negrão.
Serviço – Confira a programação e a pontuação dos três primeiros na categoria Hipercarros do WEC:
6 Horas do Barein 5ª etapa do Mundial de Endurance Quinta-feira, 28 de outubro
09h30 – treino livre
Sexta-feira, 29 de outubro
02h00 – treino livre
06h30 – treino livre
10h30 – classificação
Sábado, 30 de outubro
05h00 – 6 Horas do Bahrein
Classificação após quatro etapas
1º – Mike Conway (GBR)/José María López (ARG)/Kamui Kobayashi (JAP) – 120 pontos
2º – Sébastien Buemi (SUI)/Brendon Hartley (NZL)/Kazuki Nakajima (JAP) – 111
3º – André Negrão (BRA)/Matthieu Vaxiviére (FRA)/Nicolas Lapierre (FRA) – 90
4º – Richard Westbrook (GBR)/Romain Dumas (FRA)/Franck Mailleux (FRA) – 53
5º – Ryan Briscoe (AUS) – 38
6º – Pipo Derani (BRA)/Olivier Pla (FRA) – 24
Nenhum comentário on "Terceiro no Mundial, André Negrão retoma disputa do WEC"