Técnico da seleção de ginástica da AD São Bernardo é afastado após acusação de abuso sexual

512 0

Da Redação – O UOL publicou reportagem nesta sexta-feira dando conta que o técnico Fernando de Carvalho Lopes, 38 anos, foi afastado na última sexta (8) da seleção brasileira masculina de ginástica artística, a menos de um mês do início da Olimpíada, devido a uma suposta acusação de abuso sexual. Foi instalado um procedimento no Ministério Público de São Paulo contra Lopes para investigar a acusação. O caso tramita em segredo de Justiça em promotoria de São Bernardo. A acusação teria partido dos pais de um ginasta, que tem menos de 18 anos, que treinou até recentemente com Lopes.

Esse jovem e um atleta da seleção brasileira já prestaram depoimento aos promotores. Outras pessoas próximas tanto ao ginasta quanto a Lopes também foram convocadas. O técnico nega a acusação e afirma estar com a “consciência tranquila”. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual afirmou que todos os procedimentos que envolvem violência sexual são sigilosos e, portanto, o órgão não se manifestará. A promotoria pediu aos pais do ginasta que não façam comentários enquanto o inquérito se desenvolve. A Folha apurou, contudo, que a acusação aponta que o técnico teria cometido mais de um ato abusivo com o jovem.

Além da saída da comissão técnica da seleção masculina brasileira, na qual trabalhou até semana passada em São Bernardo, onde parte do grupo se prepara para a Olimpíada, Lopes foi afastado preventivamente na semana passada do ADC São Bernardo, clube em que trabalhava. A recomendação ao veto partiu da secretaria de esportes da cidade, cujo departamento jurídico tomou conhecimento do inquérito. A prefeitura de São Bernardo promove projetos de esporte em parceria com o clube. A secretaria afirmou que o técnico foi barrado por estar em “desacordo com a política de esporte do município”.

Fernando de Carvalho Lopes negou a acusação de abuso sexual, enfatizando ter “a consciência limpa” em relação à acusação. Ele confirmou que foi afastado da seleção e do ADC São Bernardo, clube no qual trabalhava. Lopes reiterou que contratou quatro advogados e que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação oficial. “Por enquanto não tenho nada, não sei de nenhum denúncia feita. Nenhum advogado meu localizou nada sobre isso”, afirmou, citando que sua defesa foi atrás de tribunais e do Ministério Público.

Dado o fato de o inquérito correr em segredo de Justiça, os promotores podem se reservar o direito de só informar alguma das partes após investigação preliminar. “Estou aguardando um posicionamento legal. Até agora, foi só fofoca”, completou. Lopes disse que a alegação dada pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) para afastá-lo da seleção foi a de “preservar” sua imagem. Porém, deixou no ar um desconforto com a situação. “Vivemos um momento olímpico, em que interesses falam mais alto, acima de tudo”, comentou, sem entrar em detalhes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Técnico da seleção de ginástica da AD São Bernardo é afastado após acusação de abuso sexual"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *