Teatro sobre Saartjie Baartman será mostrado no CC Serraria e CEU das Artes

622 0

Da Redação – Para saber mais sobre racismo e a truculência científica e social do colonialismo do Século 17, nesta sexta-feira (11/8), às 20h, no Centro Cultural Serraria, será realizado o espetáculo teatral “Vênus Negra – Um Manual de Como Engolir o Mundo”. Apresentada pelo Grupo Zona Agbara a montagem é um dos projetos contemplados no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC).

A peça conta a história da sul africana Saartjie Baartman, da etnia Khoisan, cujas características físicas tornaram-na objeto de exibição em circos, feiras e teatros da Europa. A Vênus Hotentote, como era chamada, era exposta nua numa jaula, acorrentada para acentuar seu suposto caráter selvagem.

Escravizada e explorada, Saartjie morreu aos 26 anos e até 2002 partes de seu corpo continuava expostos em um museu da França. Foi necessário que Nelson Mandela reivindicasse a volta de seus restos mortais a África do Sul, para que, finalmente, ela fosse enterrada sob salvas de canhão e tivesse respeitada a sua identidade africana. Sua história também pode ser vista no filme Vênus Negra, do diretor tunisiano Abdellatif Kechiche, lançado no ano de 2011 .

A entrada para o espetáculo é gratuita e ele também será apresentado no sábado (12/8), às 19h, no CEU das Artes. Veja abaixo mais atrações culturais que vão acontecer em Diadema até a próxima quarta-feira, dia 15 de agosto.

11 de agosto (sexta-feira)
VENHA VER O PÔR DO SOL – 14h
Roda de leitura com a história de Lygia Fagundes Telles sobre um casal de ex-namorados, Ricardo e Raquel. Ricardo, insatisfeito com a separação, atrai Raquel para um encontro perigoso. Mediação: Margarete Barrucci e André Santos.
Local: Biblioteca Olíria de Campos Barros – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4055-9205
Classificação: 14 anos

VÊNUS NEGRA – UM MANUAL DE COMO ENGOLIR O MUNDO – 20h
Saartjie, a Vênus Negra, foi uma mulher africana exibida em uma jaula na Europa, há dois séculos, por ter proporções avantajadas. Este espetáculo propõe exorcizar a condição vivida por ela, transpondo a questão para o nosso tempo. Com o Grupo Zona Agbara. Projeto contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.
Local: Centro Cultural Serraria – Rua Guarani, 790 , Serraria. Tel. 4056-4950
Classificação: Livre

12 de agosto (sábado)
VÊNUS NEGRA – UM MANUAL DE COMO ENGOLIR O MUNDO – 19h
Saartjie, a Vênus Negra, foi uma mulher africana exibida em uma jaula na Europa, há dois séculos, por ter proporções avantajadas. Este espetáculo propõe exorcizar a condição vivida por ela, transpondo a questão para o nosso tempo. Com o Grupo Zona Agbara. Projeto contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.
Local: CEU – Centro de Artes e esportes unificados – Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jd. União. Tel. 4043-5476.
Classificação: Livre

14 de agosto (segunda-feira)
TERAPIAS ALTERNATIVAS – 14h
Tok Sen é uma terapia desenvolvida na Tailândia e consiste em abrir o fluxo de energia quando o corpo está em desequilíbrio e a energia estagnada. Realiza-se através da vibração emitida por batidas de bastões de madeira em várias partes do corpo. Demonstração com Diva Flor de Maio Alves de Souza, massoterapeuta.
Local: Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira – Jardim Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira. Tel. 4017-9684
Classificação: 16 anos

15 de agosto (terça-feira)
SANKARA REGGAE – 20h
Banda formada em 2014 em Santiago do Chile, a partir de um projeto musical de sucesso em todo o país, chamado Native Roots Primitivo. Entradas: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia).
Local: Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366
Classificação: Livre

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Teatro sobre Saartjie Baartman será mostrado no CC Serraria e CEU das Artes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *