Teatro Nutrir promove consciência alimentar em Diadema

109 0

O alvo são as crianças e para ensinar sobre a boa alimentação a Prefeitura utiliza teatro de bonecos

Texto: Iara Santos Luz – Foto: Divulgação

Da Redação – Na próxima terça-feira (26/7), na Associação Carati, no bairro Eldorado, um grupo de crianças de famílias beneficiárias do Banco de Alimento de Diadema vão ter um encontro diferente. A partir das 9h, elas vão conhecer a Aninha, o Zequinha e a Juju, personagens do Teatro Nutrir, que vão falar para elas sobre a alimentação adequada e equilibrada.

As três figuras são bonecos fantoches, assim como o Sorvete, o Pão, o Leite, o Arroz, o Feijão, o Peixe, a Banana, a Melancia, a Alface e a Água e, todos juntos, ajudam a explicar para a garotada, com idades entre 5 a 9 anos, com é importante comer certo e ingerir alimentos saudáveis pra se ter saúde e qualidade e vida.

Além da manipulação de bonecos, outros recursos utilizados para prender a atenção dos pequenos e garantir a interação são a narração e a música. Tem a música do peixe, da água, o rock das frutas, entre outras, que são apresentadas enquanto o trabalho educativo vai fluindo de maneira lúdica e direta.

Depois da apresentação teatral, quem tem duração média de 25 minutos, vem as explicações sobre a pirâmide alimentar, onde são apresentados os grupos alimentares, a importância de beber água e são tiradas dúvidas. O momento também serve para trabalhar questões de higiene pessoal como: tomar banho todos os dias, lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes depois de comer.

O Teatro Nutrir é promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SESA), via Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). A ação é realizada pela equipe técnica do PEAND e tem como foco a conscientização desde a tenra idade.

“A infância é um período que exerce grande influência no comportamento alimentar do indivíduo na vida adulta. É nessa fase que se inicia a formação dos hábitos alimentares e comer certo e de maneira saudável, traz saúde e previne doenças crônicas”, alerta a nutricionista do PEAND, Renatiely Paschoali.

Essas doenças são as conhecidas obesidade infantil, diabetes, males cardíacos e transtornos alimentares, entre outros, que têm aumentado entre as crianças nesses tempos ditos modernos.  Elas são causadas, invariavelmente, por ingestão de alimentos errados ou comida processada em excesso.  

Para o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, a iniciativa Teatro Nutrir é necessária, porque o trabalho realizado com o público infantil acaba chegando aos familiares. “As coisas aprendidas pela criança durante a peça, quando ela chega em casa, ela repassa para os pais e irmãos. Isso é importante, porque ajuda formar consciência alimentar e nutricional de maneira coletiva e multiplicada”, afirmou.

O secretário disse, ainda, que o Teatro Nutrir vai ser levado para outras entidades parceiras dos Banco de Alimentos e que durante o Projeto Férias, que se encerrou no último dia 17 de julho, a equipe do PEAND realizou sete edições da ação educativa infantil. “As apresentações aconteceram em ginásios esportivos, centros culturais e espaços públicos de Diadema e, mais de 120 crianças viram a peça”, concluiu.

O Teatro Nutrir pode ser levado às escolas, entidades e outro espaços, públicos, desde que seja feito o agendamento prévio. Os interessados devem ligar no telefone do PEAND, número (11) 4053-3945, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Teatro Nutrir promove consciência alimentar em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *