Diego Nunes liderou o único treino livre desta sexta-feira (17); temperatura ambiente chegou aos 35ºC
Da Redação – O calor é o principal fator de preocupação para pilotos e equipes neste final de semana de duas etapas da Stock Car em Goiânia (GO). A oitava etapa acontece neste sábado (18) no circuito misto de 3.835 metros, enquanto no domingo (19) a nona etapa será disputada no circuito oval de 2.695 metros.
A sexta-feira foi dia de um único treino livre, no traçado tradicional de 12 curvas e o mais rápido foi Diego Nunes, da Blau Motorsport, com 1min27s446, 103 milésimos de segundo mais rápido que o argentino Matías Rossi, da Full Time Sports. Julio Campos, da Lubrax Podium, foi o terceiro colocado com Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, e Allam Khodair, também da Blau, fechando os cinco mais velozes do treino.
Em um dia no qual as temperaturas chegaram a 35ºC, no asfalto a aferição chegou a 38ºC no momento da sessão, situação na qual vários itens do carro sofrem com o calor e necessitam ainda mais de resfriamento: pastilhas e discos de freio, motor, câmbio, pneus, combustível… E também o piloto, já que dentro do cockpit as temperaturas podem chegar aos 60ºC.
No fim de semana, Band e SporTV transmitem as quatro corridas: no sábado (18), o SporTV transmite a classificação ao vivo às 10h30 e inicia a transmissão das provas às 13h10 enquanto a Band começa às 13h30. A largada da primeira corrida acontece às 13h40. No domingo (19), o canal por assinatura mostra ao vivo a classificação às 10 horas e retorna para as corridas a partir das 12h40, enquanto a Band inicia a transmissão da nona etapa às 13 horas – a largada acontece às 13h10. O canal oficial da Stock Car no YouTube transmite também ao vivo a classificação e as corridas nos dois dias, junto do MotorsportTV e do canal AutoVídeos no YouTube e Twitch.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“Foi um ótimo começo, que serviu para testar algumas mudanças que fizemos desde a disputa da última etapa. Goiânia é uma pista onde a Blau costuma ter bons resultados. Mas temos que ter cautela, pois está muito quente este final de semana e essa alta temperatura promete exigir bastante do nosso equipamento”.
(Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70)
A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Resultado do 1º Treino Livre
(Circuito misto, 3.835 metros)
1 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.446
2 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:27.549 a 0.103
3 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:27.649 a 0.203
4 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:27.719 a 0.273
5 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.721 a 0.275
6 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:27.753 a 0.307
7 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.760 a 0.314
8 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:27.807 a 0.361
9 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:27.862 a 0.416
10 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.883 a 0.437
11 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:27.913 a 0.467
12 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:27.959 a 0.513
13 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:27.975 a 0.529
14 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:27.981 a 0.535
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:28.016 a 0.570
16 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:28.054 a 0.608
17 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:28.108 a 0.662
18 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:28.116 a 0.670
19 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla), 1:28.121 a 0.675
20 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:28.157 a 0.711
21 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.184 a 0.738
22 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:28.218 a 0.772
23 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.222 a 0.776
24 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.248 a 0.802
25 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:28.298 a 0.852
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:28.340 a 0.894
27 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:28.353 a 0.907
28 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:28.378 a 0.932
29 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:28.707 a 1.261
30 Raphael Teixeira (RKL Competições/Cruze), 1:29.162 a 1.716
31 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:30.418 a 2.972
Nenhum comentário on "Stock Car: Primeiro dia de atividades em Goiânia é marcado pelo forte calor"