Da Redação – Referência em todo o mundo, o físico inglês Stephen Hawking também deixa a sua marca na última conquista de alunos da rede estadual de São Paulo. O autor do mais importante estudo sobre os buracos negros foi a inspiração de alguns dos 119 estudantes medalhistas das Olimpíadas Brasileira de Física. A competição é direcionada a jovens dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Médio e já está com as inscrições abertas para a edição 2016.
A aluna Ana Laura Teixeira Zanardi, que estuda no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 9 de Julho, de Dracena, foi medalhista de bronze na competição do ano passado e ficou entre os três melhores da escola. “Participei da Olimpíada para testar meus conhecimentos e fui surpreendida com o resultado. Indico aos outros alunos que aproveitem essa oportunidade para que busquem melhorar os estudos”, comenta.
Já o estudante Vinicius Lima de Jesus, do 3º ano da Escola Estadual Doutor Américo Brasiliense, de Santo André, usou a prova como preparação para os vestibulares do final do ano e também será premiado. “Vou aplicar minhas habilidades para prestar faculdade na área de biológicas. Também quero fazer um curso de Física e futuramente lecionar na graduação”, explica.
Na rede estadual, as escolas também estão atrás de novos talentos. Para isso, professores de Física têm a missão de adotar aulas mais atraentes. É o caso de Fernanda Depizzol, da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, também de Santo André. A educadora aliou a tecnologia com a educação e propicia aos alunos criarem suas próprias simulações, histórias e jogos em um ambiente virtual. Os grupos também são incentivados a trocar experiências e a testar os trabalhos de cada colega.
Inscrições abertas – O período de inscrições vai até o dia 27 de maio. A primeira fase das provas está prevista para 24 de agosto e, a segunda, em outubro. No Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), os interessados podem conferir o cronograma completo e regulamento.
A Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, recebe exposição das alunas da oficina de pintura ministrada pela professora Kátia Raquel, também organizadora da mostra. Os 20 trabalhos do grupo, chamado Coletiva Alameda Glória, serão expostos na galeria, na área térrea do prédio da Pinacoteca. Com o tema ‘São Bernardo antiga’, a mostra homenageia a Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória e seu presidente desde a fundação, em 1952, Luiz João Marotti. Serão apresentadas telas das alunas Ana Nascl, Ana Schatter, Dora Lunardi, Fátima Magnan, Maria Angelica Lazzarini, Odila Beluco, Vera Aguiar, Mônica dos Santos e Cida Tesário.
Nenhum comentário on "Stephen Hawking inspira alunos da rede estadual de SP em Olimpíadas de Física"