SP debate desafios e perspectivas da transformação digital no ensino

246 0

Jornalista premiado em tecnologia Carlos Aros é o convidado especial da Efape e Citem para ampliar a discussão sobre as possibilidades e impactos da tecnologia na educação de crianças e jovens

Da Redação – A transformação digital atinge todos os setores da sociedade. Com a educação, não é diferente. Nesse cenário, é preciso entender os aspectos fundamentais dessa mudança para orientar escolas, educadores, estudantes, bem como mães, pais e cuidadores dos estudos dos alunos em direção a modelos mais digitais e analíticos de ensino.

Para explorar este tema, a Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e Citem (Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) promovem um bate-papo intitulado Transformação digital na educação: desafios e perspectivas. O convidado especial é o jornalista Carlos Aros, especialista em tecnologia e inovação. A apresentação da proposta e mediação com os públicos ficam por conta da professora Ana Paula Marolla e do coordenador da Citem Marcos Barros.

“É inevitável abordar os impactos da tecnologia na educação no momento em que estamos vivendo. A suposta digitalização do ensino por meio de aulas online em virtude da pandemia escancarou a necessidade de contextualizar os desafios, as vantagens e os pontos sensíveis que modelos de ensino digitais podem trazer para a sociedade”, contextualiza Carlos Aros.

Esta formação tem como público-alvo os profissionais da rede estadual de ensino, mas também atinge todas as pessoas interessadas no tema. Para tanto, a transmissão ao vivo acontece tanto pelo app do Centro de Mídias SP (CMSP) como pelo Youtube, ambos no canal Desenvolvimento Profissional. O evento será no dia 28 de abril, das 15h30 às 17h.

Sobre o convidado

Carlos Aros é jornalista e especialista em tecnologia e inovação. É diretor de conteúdo no Grupo Jovem Pan e editor-executivo da MIT Technology Review Brasil. Recebeu o prêmio Comunique-se em 2019 e foi quatro vezes vencedor do Prêmio Especialistas, ambos na categoria tecnologia. 

Sobre os mediadores

Marcos Barros é coordenador da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula (CITEM) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP). Desde 2006 atua na Seduc-SP, onde participou da implantação tecnológica de projetos como Acessa Escola, Secretaria Escolar Digital (SED) e  Centro de Mídias SP (CMSP).

Ana Paula Marolla é formadora da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape), professora da rede desde 2006, mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, atualmente, trabalha na produção, implementação e execução de Cursos EAD na SEDUC-SP.

Sobre o Canal Desenvolvimento Profissional

Toda a concepção foi estruturada e proposta para o que Canal se tornasse instrumento  de apoio às  ações formativas. Para tanto, ele oferece: 

• ações de formação continuada aos profissionais da educação da Seduc-SP;

•  programação para a formação dos profissionais da rede nos tempos próprios em que as demandas exijam;

•  exibição de séries em sintonia com as necessidades de formação dos profissionais da rede pública estadual;

• fundamentação pedagógica para utilização de recursos tecnológicos voltada ao QM e de forma contextualizada nas ações próprias e cotidianas dos profissionais do QAE e QSE.

Serviço – Transformação digital na educação: desafio e perspectivas, com o jornalista Carlos Aros, especialista em tecnologia e inovação, nesta quarta-feira (28/4), das 15h30às 17h, no app do CMSP – Canal do Desenvolvimento Profissional 1 Youtube: CMSP Desenvolvimento Profissional < https://www.youtube.com/c/CMSPDesenvolvimentoProfissional> Agende-se: https://youtu.be/-XT3N5U-Cfs

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SP debate desafios e perspectivas da transformação digital no ensino"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *