Da Redação – Educação, Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana foram alguns dos temas abordados com o candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSB, Márcio França, durante entrevista à Rádio Globo, na manhã desta sexta-feira (21), na capital paulista.
França participou do programa Café das Seis, com os jornalistas Mariana Godoy, Leopoldo Rosa e Juliana Alves, onde destacou sua experiência de mais de 30 anos na vida pública. O novo governador também demonstrou que governa de um jeito diferente dos demais candidatos. Veja as principais propostas:
Educação
França ressaltou a importância de valorizar os professores, de respeitá-los dentro da sala de aula. Também falou da mudança que quer no ensino médio, possibilitando ao aluno fazer o curso regular aliado ao técnico. Os estudantes da rede pública terão ainda a oportunidade de ingressar na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que cresceu de 3 mil para 48 mil alunos, em apenas um ano.
“Criamos a possibilidade de fazer diálogo com os professores, muitas vezes uma conversa já resolve”. “Aluno que agride professor tem que ser duramente advertido, a falta de autoridade é uma coisa que não combina, o que precisa é ter aluno incentivado. O modelo da escola que nós queremos para o futuro é com lousa digital e teatro”.
Saúde
Neste tema, França deu um exemplo recente de uma menina de 9 anos que aguardava uma cirurgia cardíaca no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Com iniciativas simples e criativas, a garota pode fazer o procedimento e deixar o hospital rapidamente.
“Nós autorizamos a compra de um aparelho importado que custa R$ 10 mil. É de chorar, de se comover, o médico implantou o aparelho em 1 minuto e 30 segundos. No dia seguinte, a menina foi embora sem precisar ficar em UTI”
“Tem economia que é boba. Vale muito mais a pena gastar R$10 mil com isso do que deixar a menina a vida inteira sofrendo e precisando de UTI. A ‘máquina’ (administrativa) tem vida. Se você não tiver experiência e competência ela te empurra, te conduz.”
Segurança
O candidato disse que vai reforçar e valorizar as forças policiais, mas o foco principal será no trabalho preventivo. França quer impedir que os jovens sejam aliciados pelo crime oferecendo oportunidades e opções, como o programa de alistamento civil.
“Vamos tirar a mão de obra do crime organizando. O programa começou no estado com 4500 participantes. Em Carapicuíba, faz um mês que começou, daqui um ano, me cobrem se a cidade vai ter um índice de violência mais baixo ou não.”
Mobilidade Urbana
Respondendo à pergunta de um ouvinte, França disse que vai integrar os bilhetes do transporte público da Capital e da Grande São Paulo facilitando desta maneira o deslocamento dos passageiros. “Não tem nenhum sentido os bilhetes não serem integrados, a gente só não pode fazer agora porque é período eleitoral, mas vamos fazer”.
Nenhum comentário on "Socialista Márcio França fala sobre suas prioridades de governo"