Só Ópera estreia dia 10/9 como uma das festas pelos 80 anos de Luiz Damasceno

631 0

Resultado de pesquisa sobre humor radiofônico, que contou com a presença da diretora e pesquisadora Neyde Veneziano, a montagem tem texto e direção de Giovani Tozi

Da Redação – Novas mídias e redes sociais cada vez mais modernas evidenciam o conflito de gerações, no campo profissional. É o caso de dois radialistas que lutam, cada um à sua maneira, para salvar um tradicional programa de ópera. Inspirado pelo humor radiofônico, Só Opera revisa os clássicos do gênero, como A Flauta Mágica e Carmen, e pela via da paródia, lança um outro olhar sobre o herói. 

Gravado com três câmeras no Teatro João Caetano, o espetáculo de 70 minutos de duração estreia dia 10 de setembro para temporada on-line de sexta a domingo até 19 de setembro. A ação de passa nos dias atuais, no estúdio de uma emissora. Em cena os atores Luiz Damasceno e Giovani Tozi encarnam dois radialistas, apresentadores de um programa de rádio sobre ópera, respectivamente, o veterano e respeitado Luiz Pavarinni e o novato recém-formado Enzo Valentim.
 
Entre um e outro número musical, os personagens dramatizam, em diálogos fictícios, paródias de óperas, entre elas Macbeth  (de Verdi, baseada na peça homônima de Shakespeare), A Flauta Mágica (de Mozart), Carmen (de Georges Bizet, baseada na romance homônimo de Prosper Mérimée), Romeu e Julieta (de Charles Gounod, baseada na obra de Shakespeare) e Arca de Noé (de Benjamin Britten).  

Só Opera estreia em 2021 como uma das comemorações dos 80 anos de Luiz Damasceno. O ator e diretor, responsável por dezenas de atores através da EAD, onde foi professor por mais de 25 anos, tem uma longa parceria com Giovani Tozi. A dupla trabalhou junto pela primeira vez em 2009, em  “O Colecionador de Crepúsculos”, de Vladimir Capella, quando Giovani Tozi foi contemplado pelo Prêmio Coca-Cola ao interpretar o filho caipira de Damasceno. Eram contos de Câmara Cascudo e o elenco contava também com Selma Egrei.
 
“Na peça ele me provocava o tempo todo, entendi ali o que era jogo. Damasceno é uma pessoa muito importante na minha vida. Foi uma baita escola. Devo a ele muito da minha trajetória profissional no teatro.” De lá pra cá, somam-se vários trabalhos e projetos, incluindo a mostra de artes plásticas SOPRO, projeto de Tozi que compartilhará, pela primeira vez, um pouco das mais de 50 obras que Luiz Damasceno produziu durante toda sua trajetória. Sobre a montagem, pelo fato dos dois artistas terem feito vários trabalhos juntos, a direção é um processo desenvolvido a quatro mãos e com delicadeza. “Nossa dupla dá certo porque sou mais da encenação, enquanto Dama foca na direção de ator. A gente se complementa”, conta Tozi.
 
“É muito divertido fazer a peça, é brincadeira em cima de brincadeira”, diz Damasceno. Mesmo sendo comédia, a peça abriga uma camada densa na trama. Ao revelar a dificuldade do ser humano de mais idade com as novas mídias, a história mostra o personagem de Damasceno perdendo o controle, o domínio absoluto de uma situação vivenciada durante muitos anos. Luiz Damasceno, que recentemente dirigiu Tozi em Peixe Cabeça de Cobra e fez participação em Não se Mate, ambas no formato virtual. Damasceno acredita que o risco do online é cair no teatro filmado (“aí não dá para aguentar”). Sua expectativa para o novo espetáculo é que a edição consiga chegar na linguagem televisa, com a possibilidade de cortes proveniente da diversidade de tomadas. “A esperança é levar a peça para o espaço de um teatro.” Quando não está no palco ao lado de Giovani, Damasceno atua como coach do parceiro, que sempre dá um jeito de convidar o amigo para entrar na equipe de suas produções. 

Temporada – TEATRO ARTHUR AZEVEDO. Dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021. Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h. Ingresso – gratuito (Evento Online).
 
TEATRO JOÃO CAETANO – Dias 17, 18 e 19 de setembro de 2021. Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h. 
Ingresso: gratuito (Evento Online). Duração: 70 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos. Ficha Técnica 
 Texto e Direção: Giovani Tozi. Com: Luiz Damasceno e Giovani Tozi. Luz: André Lemes.  Diretor de Vídeo: Matheus Luz. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Edição: João Martinez. Produção: Bruno Tozi. Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Teixeira e Macida Joachim – Arteplural. Administração: Carlos Gustavo Poggio. Contadora: Andressa Cherione. Realização: Tozi Produções Artísticas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Só Ópera estreia dia 10/9 como uma das festas pelos 80 anos de Luiz Damasceno"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *