Mais de 40 pessoas entre bombeiros, atendentes, seguranças e socorristas aprendem a Língua Brasileira de Sinais. Objetivo é que a comunidade se sinta segura, incluída e motivada a frequentar lugares públicos
Da Redação – Ser uma empresa acessível e que cumpra minimamente os requisitos para que o espaço seja acessível a todos os públicos vai muito além de investimentos para reformas de infraestrutura. A capacitação dos profissionais que atenderão os clientes é parte fundamental desse processo de inclusão, já que as pessoas com deficiências precisam se sentir seguras e incluídas ao sair de casa. O Litoral Plaza, maior polo de compras e lazer do litoral paulista, é um dos recentes exemplos dessa mudança: mais de 40 colaboradores estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicarem com os clientes surdos que visitarem o local.
“Apenas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são mais de 10 milhões de pessoas surdas. Então, fica claro que é preciso pensar muito além dos cursos tradicionais para que os colaboradores tenham uma capacitação adequada e acessível. Acredito que a grande virada de chave é quando as empresas conseguem entender verdadeiramente quem é o público-alvo que frequenta o espaço e a necessidade de ser verdadeiramente inclusivo. Isso é essencial para qualquer negócio”, comenta a responsável pela iniciativa e Gerente de Marketing do empreendimento, Jannine Bastos.
A primeira turma de colaboradores é formada pelos setores que estão na linha de frente no atendimento do público, como seguranças, atendentes, socorristas, bombeiros, entre outros.
O curso é híbrido, conta com aulas presenciais e online para facilitar a participação e reforço de conteúdo aos colaboradores e a previsão é que a turma se forme no próximo dia 6 de setembro.
“O mais interessante é que os participantes do curso estão ensinando e motivando outros colaboradores. É uma mudança perceptível, positiva e enriquecedora para a comunidade surda que visita o shopping! Nosso objetivo é que a iniciativa sirva também de exemplo e sensibilize outras empresas a investirem nesse tipo de capacitação”, pontua Jannine.
O Litoral Plaza fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, Praia Grande (SP).
Sobre o Litoral Plaza
Considerado o maior polo de compras e lazer da Baixada Santista, o Litoral Plaza é há mais de 20 anos um empreendimento que reúne, em um único espaço, opções de lazer, entretenimento e serviços para o público. Reunindo um mix com cerca de 300 lojas, com as principais âncoras do mercado, lojas satélites, alameda de serviços completa e uma praça de alimentação moderna e funcional, o Shopping conta, ainda, com seis salas de cinema, academia, Centro Clínico, a linha municipal de ônibus 97 SH e uma unidade do Poupatempo com Banco do Povo, escritório do Sebrae e outros serviços de atendimento como Detran, SABESP, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Cartório Eleitoral, Junta de Serviço Militar, Delegacia Regional do Trabalho, entre outros, e 3.800 vagas de estacionamento.
Maior do gênero na região, com localização privilegiada e estilo horizontal, o Litoral Plaza vive plena fase de expansão. Sua área atual é de 82 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), tornando-se o primeiro e único Power Center do Litoral Paulista. O empreendimento também é um dos colaboradores sociais, esportivos e culturais, além de segundo maior empregador da cidade, com 3.500 funcionários diretos, ficando atrás somente dos serviços públicos. Contato pelo telefone (13) 3476-2000. Para outras informações, acesse www.litoralplaza.com.br.
Nenhum comentário on "Shopping no Litoral Paulista investe em curso de Libras para capacitar os seus colaboradores"