Da Redação – O fundo do mar e a beleza dos corais vão substituir o céu estrelado na sessões realizadas aos sábados de manhã no Planetário e Cinedome de Santo André, na Sabina Escola Parque do Conhecimento. A animação computadorizada “Kaluoka’hina, o recife encantado”, projetada em 180 graus, oferece uma nova experiência, de imersão ao mundo subaquático, graças à tecnologia dos projetores digitais do espaço localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento.
O filme será exibido sempre às 11h dos sábados e conta a história de dois simpáticos peixes, o Jake e o Shorty, que procuram a idosa tartaruga Cassandra para encontrar o segredo da salvação do recife encantado Kaluoka’Hina e do planeta Terra, que os protegerá da ação destruidora do homem. É indicado para crianças com idade acima de 5 anos.
“O projetor digital possibilita a apresentação de filmes com conteúdo que não são usualmente tratados dentro de um Planetário, com altíssima qualidade e proporcionando ao visitante a sensação de imersão, como acontece com esse filme sobre o fundo do mar. Isso amplia muito a quantidade de conteúdos pedagógicos que podem ser abordados, já que a Sabina é um espaço multidisciplinar voltado para a educação”, destacou o coordenador técnico do Planetário.
No período da tarde (15h), aos sábados, o céu volta a ser o tema da sessão do Planetário, com o filme “Limite – o céu da cidade de Santo André”, que vai encantar os apaixonados pelas estrelas, com conteúdo voltado para o público infanto-juvenil e adulto. O filme leva o público a uma viagem pelo universo e o retorno a Santo André para, com narração ao vivo, e desvenda alguns mistérios dos objetos celestes observáveis a olho nu no céu de agosto.
Já a programação de domingo do Cinedome traz dois filmes produzidos integralmente em Santo André: “Espiando o Céu” e “Extrassolar”. O primeiro, “Espiando o Céu”, que é exibido às 11h, foi desenvolvido com foco no público infantil. Proporciona o encantamento de projeção de estrelas, planetas e constelações realizado pelo Planetário e Cinedome de Santo André e, com narração ao vivo, convida as crianças a espiarem o céu a olho nu ou com um telescópio imaginário, para reconhecer os belos objetos celestes que estarão visíveis no céu durante todo o mês de agosto.
“Extrassolar” encerra a programação do final de semana no domingo, às 15 horas, abordando um dos maiores desafios atuais da humanidade na astronomia: a possibilidade de existência de vida em outros planetas. A sessão convida o público a descobrir como essa fantástica ciência atua, enquanto o céu noturno é explorado com narração ao vivo, que traz a apresentação das principais constelações que figuram em cada estação do ano e os planetas já encontrados entre suas estrelas.
Confira a programação
– SÁBADOS
KALUOKA’HINA, O RECIFE ENCANTADO – 11h Duração (aproximada): 46 minutos. Capacidade: 110 lugares. Indicação: público infantil (maiores de 5 anos) e infanto-juvenil.
LIMITE: O CÉU DE SANTO ANDRÉ – 15h Duração (aproximada): 40 minutos. Capacidade: 230 lugares. Indicação: público infanto-juvenil e adulto.
DOMINGOS
ESPIANDO O CÉU – 11h Duração (aproximada): 40 minutos. Capacidade: 230 lugares. Indicação: público infantil (maiores de 5 anos).
EXTRASSOLAR – 15h
Duração (aproximada): 40 minutos. Capacidade: 230 lugares. Indicação: público infanto-juvenil e adulto.
Serviço – Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135) Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. As sessões do Planetário são às 11h e às 15h. Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo telefone 4422-2000.
Nenhum comentário on "Sessão de sábado do Planetário proporciona viagem ao fundo do mar"