Da Redação – Quem sempre quis saber como uma câmera fotográfica funciona por dentro vai poder matar a curiosidade na oficina Cidade Invertida, que chega à calçada da FIESP e do SESI-SP no próximo domingo, dia 28 de agosto. As atividades gratuitas serão realizadas às 10h, 11h, 13h e 14h, com turmas de até 12 pessoas cada.
Os participantes serão convidados a entrar no trailer do projeto, adaptado para ser, ele mesmo, uma câmara escura e um laboratório fotográfico. Após as primeiras experiências, a equipe do projeto ajudará o público a descondicionar o olhar cotidiano, estimulando-o a fotografar com dispositivos muito simples durante uma dinâmica pela Avenida Paulista.
Por meio de jogos visuais, câmeras pinhole (câmeras sem lente), câmeras descartáveis e câmeras de celulares, o projeto tem levado a arte da fotografia desde 2006 para mais de 40 cidades brasileiras.
As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Caso o limite de vagas não seja atingido, as vagas remanescentes serão completadas pela ordem de chegada no dia. Para mais informações sobre a programação completa do projeto FIESP/SESI Domingo na Paulista, acesse o site www.fiesp.com.br/domingonapaulista.
Curiosidade – “Trailer Pinhole” – A fotografia estenopeica ou pinhole (vem do inglês pin hole, “buraco de alfinete”) remete ao experimento da câmara escura, um dos precursores da fotografia contemporânea. Uma pequena entrada de luz torna possível a formação de uma imagem dentro da caixa ou espaço escuro sem a utilização de uma lente. Qualquer coisa que seja colocada na parte de fora na frente do orifício, terá sua imagem invertida projetada na parede oposta, na parte de dentro do compartimento.
O trailer do projeto foi reformado e adaptado especialmente para funcionar como uma câmara escura. Os participantes das oficinas poderão experimentar a sensação de estar dentro de uma câmera simples e depois praticar o que aprenderam com a ajuda dos profissionais.
Sobre Ricardo Hantzschel – Fotógrafo profissional há 30 anos, Ricardo Hantzschel é professor do ensino superior em fotografia desde 2000. Em 2003 venceu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia São Paulo 450 anos com um trabalho realizado em pinhole que integra o acervo do MAM-São Paulo. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte Mark Ferrez de fotografia pelo ensaio SAL. Desenvolve o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida há dez anos, com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos.
Serviço – FIESP/SESI Domingo na Paulista – com oficina Paulista Invertida, no domingo 28), às 10h, 11h, 13h e 14h, com duração de 55 minutos xcada, na Calçada do edifício-sede FIESP/SESI-SP – Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô). Classificação indicativa: 10 anos
Gratuito. Mais informações no site www.fiesp.com.br/domingonapaulista. Ficha técnica: Coordenação geral: Ricardo Hantzschel | Educadores: Mauricio Serrani Sapata, Anna Clara Hokama e Marcella Marigo | Motorista: Adelino Matias Junior
Nenhum comentário on "Sesi SP terá oficina gratuita Pinhole no domingo na Avenida Paulista"