SescTV exibe documentários inéditos de curta-metragem sobre a paixão pelo futebol

851 0

Da Redação – A paixão pelo futebol e a influência do esporte na identidade e na cultura contemporânea permeiam documentários de curta-metragem inéditos do projeto Cores do Futebol, que o SescTV  exibe a partir deste mês. O projeto é uma concepção da TAL – Televisão América Latina, com apoio da Glomex (Global Media Exchage). Estão envolvidos diversos canais de TV públicos, educativos e com finalidade pública, de países dos cinco continentes. No dia 24/3, quinta, às 21h vão ao ar Eu Acredito, do Brasil, dirigido por Rodrigo Ponichi, e As Garotas e o Futebol, da Coreia do Sul, dirigido por Minjung Kim.

O curta Eu Acredito, com duração de 10’, é uma produção da TV Futura e traz torcedores que conversam sobre suas superstições com relação aos seus times de futebol. Um flamenguista diz que não vai ao estádio de chinelo porque seu time perdeu no dia em que foi. Um fluminense conta que leva o rádio ao campo, mas, quando seu time está no ataque, o desliga. Ele explica que faz isso porque percebeu que o seu time ganhava quando o seu rádio estava desligado. Outras histórias como essas são reveladas no filme por amantes do esporte.

Já o curta As Garotas e o Futebol, com duração de 9’,58”, acompanha a rotina de garotas que integram o Hot Girls FC, time formado por meninas com deficiência mental da Coreia do Sul. Il – Joo Kim, diretor do time e da U-Love House, comenta que cerca de 90% dessas garotas têm pais com problemas intelectuais. “Suas famílias foram destruídas e as crianças nessa condição vieram para esta casa”, expõe. O filme mostra o treinamento das jovens, como elas cuidam do espaço onde vivem e a importância da convivência uma com as outras.

Sobre o SescTV – Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço – Projeto Cores do Futebol. Concepção: TAL – Televisão América Latina. Apoio: Glomex (Global Media Exchage) e Realização na produção dos filmes brasileiros que integram a série: SescTV

Eu Acredito (Brasil) Produção: Canal Futura Direção: Rodrigo Ponichi Duração: 10’
As Garotas e o Futebol (Coreia do Sul) Produção: KBS Direção: Minjung Kim Duração: 9’58”

Estreia: 24/3, quinta, às 21h
Reapresentações: 17/3, domingo, às 6h30, e 30/3, quarta, às 6h30.
Classificação indicativa:Livre

Além desses curtas, o canal exibe: Ainda em março:
Torcedor (Brasil) – O filme apresenta a devoção de torcedores da Associação Portuguesa de Desportos, fundada em 1920, como o maestro João Carlos Martins. Direção: Rodrigo Chevas.

Por Baixo do Véu (Palestina) – Produzido pela Palestine TV, o curta narra a história de Maryann Albandak, jogadora de futebol e capitã da seleção palestina, que começou a carreira aos 13 anos de idade, no Chile, e atualmente treina uma equipe de meninas, a Diyar Belém. Direção: Motasem Aliwaiwi.

Dia 31/3, quinta, às 21h Classificação indicativa: Livre

Em abril
Futebol Sem Insultos (Espanha) Sobre iniciativas para combater a violência e a intolerância nos esportes e entre torcedores.
Direção: Quim Cuixart.

Japo (Brasil) – A paixão, pelo futebol, de Gonçalino, craque guarani e filho do cacique da Aldeia do Sapukai, em Angra dos Reis – RJ. Direção: Rodrigo Ponichi.

Dia 7/4, quinta, às 21h Classificação indicativa: Livre

Um Dia de Sol e Um Dia de Chuva (Itália) O filme é um trabalho de inclusão social da Escola de Futebol Francesco Totti, em Roma, para jovens com deficiência mental como Síndrome de Down e autismo. Direção: Luca Archibugi.

Fome de Bola (Brasil) A paixão pelo futebol que vai além do gramado. Direção: Rodrigo Ponichi.

Dia 14/4, quinta, às 21h Classificação indicativa: Livre

Fãs (Irã) Uma ligação afetiva entre um relojoeiro de Teerã e fãs de futebol que participam da torcida organizada pela seleção de seu país.
Direção: Mokhtar Namdar e Emad Khodabakhsh.

Paranoá (Brasil) O curta narra a história de seu Chiquinho, radialista e organizador de campeonatos de futebol amador em Paranoá, área da capital federal, Brasília. Direção: Guga Caldas.

Dia 21/4, quinta, às 21h Classificação indicativa: Livre

A Paixão de Cacho Tossi (Argentina) A história de Juan Carlos Tossi, o Cacho, há mais de quarenta anos treinador das categorias mirins de futebol na periferia de Buenos Aires. Direção: Diego Lescano e Tomas Veloso.

Observador (Brasil) Tupã, conhecido como observador, ou “olheiro”, é responsável por selecionar os melhores garotos que se destacam para as categorias de base dos grandes times. Direção: Rodrigo Chevas.

Dia 28/4, quinta, às 21h Classificação indicativa: Livre

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SescTV exibe documentários inéditos de curta-metragem sobre a paixão pelo futebol"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *