Inspirada na animação surrealista “Tango”, de Zbigniew Rybczynski, a montagem desenvolve percursos criativos, específicos e diferenciados, e a sensibilização artística a partir da dança
Da Redação – No próximo fim de semana, o Sesc Santo André apresenta o espetáculo SCinestesia, com a Companhia de Danças de Diadema. A apresentação ocupa o teatro da unidade nos dias 26 (sexta-feira, às 21h) e 27 (sábado, às 20h). Os ingressos podem ser comprados online (no Portal Sesc SP) ou presencialmente (exclusivamente no Sesc Santo André). SCinestesia A animação surrealista “Tango”, do artista polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia de Danças de Diadema ao criar SCinestesia.
O espetáculo conta com direção geral e concepção coreográfica da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, que também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto. O título da obra surge da exploração dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). Materializados nos corpos e na cena, ambos significados dissolvem as fronteiras entre dentro e fora; objetivo e subjetivo; consciente e inconsciente, incorporando ainda mais o universo surreal buscado.
Na coreografia, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros – que até podem se parecer, mas nunca são exatamente iguais. Tudo pode se modificar a partir da desordem, do inesperado e do acaso. Diante do jogo estabelecido entre a concretude das ações e as construções do imaginário, os artistas questionam: seriam elas e nós mesmos transformáveis? A ideia central se passa dentro de um único cômodo, um local fechado a quatro paredes, que pode ser um cômodo de uma casa. Situações comuns, inerentes e cotidianas que se passam nesses lugares deslizantes começam a acontecer.
No decorrer da obra, estas situações vão assumindo cada vez aspectos involuntários, inconscientes. Acontecimentos inesperados e, a princípio, impróprios ao ambiente, vão surgindo. A cena se desenvolve da normalidade dos acontecimentos até a estranheza deles, conforme suas alterações. A confluência entre Dança, Teatro, Música, Artes Visuais e Cinema permeará a lógica de cada cena, envolvendo percursos criativos específicos e diferenciados.
Companhia de Danças de Diadema – Criada por iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, em 1995, a Companhia de Danças de Diadema destaca-se pelo caráter inovador. Além do trabalho artístico, com 28 obras dos próprios integrantes e renomados coreógrafos em repertório, participa do Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança, em que bailarinos atuam como artistas orientadores. O ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão é uma de suas missões. @ciadedancasdiadema.
Ficha Técnica
Serviço – Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones Assistente de coreografia: Carolini Piovani Concepção musical: Luciano Sallun Desenho de luz: Alexandre Zullu e Ana Bottosso Operação de luz: Alexandre Zullu Sonoplastia: Jehn Sales Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar Figurinos: Bruna Recchia Confecção de Figurinos: Zezé de Castro Art designer: Tono Guimarães Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius Professores de dança moderna: Reinaldo Soares Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso, Ton Carbones Condicionamento físico: Carolini Piovani Orientação em Yoga: Daniele Santos Assistente de produção: Jehn Sales Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Júlia Brandão, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones, Zezinho Alves.
Nenhum comentário on "Sesc SA apresenta o espetáculo SCinestesia com a Companhia de Danças de Diadema"