Sesc Av. Paulista recebe lançamento de livro de Emerson Alcade

494 0

Slammer que já representou o país internacionalmente lança seu primeiro romance com participação do “Apenas um Sarau Latino Americano”

Da Redação – No dia 5 de julho, sexta, o slammer e escritor Emerson Alcade lança no Sesc Avenida Paulista o livro “Diário Bolivariano”, seu primeiro romance. O artista é um dos idealizadores do Slam da Guilhermina, primeiro sarau de rua do país, que acontece mensalmente na saída do metrô homônimo.

A obra trata de questões sociais e políticas da América Latina e retrata dois jovens da periferia de São Paulo em viagem pela Venezuela. O evento tem a participação do “Apenas um Sarau Latino-Americano”, encontro líteromusical em que o poeta e compositor Rafa Carvalho interage com artistas convidados e público. A atividade, que acontece na Biblioteca da Unidade, é gratuita e para participar não é necessário retirar ingressos.

DIÁRIO BOLIVARIANO

Dois jovens oriundos da periferia paulistana embarcam numa viagem à Venezuela. Chegando lá, se deparam com uma realidade muito diferente daquela exibida pela imprensa. Ambos, com pouco estudo, tentam entender o momento histórico que estão vivendo, travando o primeiro contato com outra nação culturalmente diferente e que faz e entende política de um modo emocionado e pulsante em suas “calles”.

A faísca deste atrito impulsiona mudanças profundas nas concepções de mundo dos jovens viajantes. Os personagens desta trama buscam desvelar o labirinto socialmente construído que impede a ascensão de negros, indígenas e pobres no continente. Como os diários podem ser importantes documentos históricos de testemunho que revelam uma época, o romance Diário Bolivariano descreve um momento singular da América Latina, marcado por ditaduras, revoluções, avanços sociais e golpes.

EMERSON ALCALDE – Emerson Alcalde tem 36 anos. Publicou dois livros de poesias: A Massa e o Vendedor de Travesseiros; e um livro infantil: O Boneco do Marcinho, ambos pela editora Edicon, têm textos editados em diversas antologias poéticas. Enquanto poeta participa dos Poetry Slam, faz parte da literatura marginal paulistana há dez anos, idealizador do Slam da Guilhermina, o primeiro slam de rua do país, já representou o Brasil na Copa do Mundo de Slam de Paris, na França, conquistando o segundo lugar, é o latino-americano com maior pontuação num mundial de poesias.

Nascido e criado na zona leste de São Paulo se inspira na sua realidade social para desenvolver sua escrita. Formando em artes cênicas, especializado em dramaturgias, utiliza dessas técnicas para elaborar seus textos e suas performances poéticas.

Ministra oficinas e workshops de criação literária por São Paulo e interior, fez curadoria de literatura para o projeto Na Margem, no Sesc Pin heiros, SÓFÁLA do Red Bull Station, esteve mediador do clube de Leitura – ciclo de poesia periférica do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Mantêm um canal do Youtube com resenhas de livros da literatura marginal.

APENAS UM SARAU LATINO-AMERICANO

Encontro Lítero-Musical em que o poeta e compositor Rafa Carvalho interage com artistas convidadas e público, entre conversas e apresentações que pensam a poesia e a canção popular como elementos centrais de luta e celebração nos processos históricos e sociais de toda América Latina. As participações são variantes, mas dentre as presenças e parcerias usuais estão nomes como: a chilena María Cecilia Fernández Uhart, a uruguaia Luana Baptista, e os artistas brasileiros Lucas Bronzatto e Peri Pane.

ARTISTAS CONVIDADOS

Luana Baptista é cantora e compositora, nascida em Montevidéu, tendo se apresentado em vários países e festivais internacionais. Lançou seu primeiro disco na Costa Rica em 2012, chamado ” La Nina del Futuro”. Atualmente estuda canto e percussão em São Paulo e desenvolve o projeto autoral LUME, o grupo Tambora e seu projeto autoral. Integra também a Orquestra do Corpo, o grupo de improvisação com sinais ACATUM e o elenco de cantores do Nômade, projeto de música vocal da cantora moçambicana Lenna Bahule.

Lucas Bronzatto é poeta, tradutor, músico, e professor universitário. Integrante dos Coletivos “Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes” e “Tantas Letras!” e coorganizador do Sarau Lapada Poética. Autor de “Cantos Tortos” e “Afronta Fronteiras”, contribui como tradutor de poetas latino-americanos(as) e fundou com o poeta Jeff Vasques as Edições Trunca, selo dedicado à tradução e publicação de poetas latino-americanos(as).

María Cecilia Fernández Uhart nasceu no Chile, mas viveu boa parte de sua vida na cidade de São Paulo. Sua paixão pela Literatura vem da infância, dos Saraus realizados em espanhol pelos avós e da mistura das línguas que lhe despertara o fascínio pelo som e o sentido das palavras. Atua hoje como tradutora, escritora e educadora, com forte pesquisa no “Portunhol” e nos processos de alfabetização.

Peri Pane é compositor, músico, performer e repórter. Lançou os álbuns: “Canções Velhas Para Embrulhar Peixes” Volumes 1 e 2 (2012 e 2015), contemplado pelo Proac com parcerias com o poeta arrudA; e “O Fantasma da Light” (2009), com o grupo Odegrau. Criou a performance Homem Refluxo, com intervenções em Barcelona e Nápoles. Apresentou o programa “Ecoprático” (2009), na TV Cultura.

Rafa Carvalho é poeta, músico, performer, educador e articulador cultural, tem passagem até aqui por mais de 20 países, 8 deles na América Latina, com seus trabalhos, e histórias curiosas, como o trabalho na lavoura do café em Ollantaytambo e a sua vivência com os índios Shipibo da amazônia peruana. É autor de “auto-mar” (Patuá, 2016), “contas de mar” (Pontes, 2018) e está à frente de projetos como “Nau Frágil”, “Sarau da Dalva” e “Papos de Versos”.

Serviço – Lançamento do livro “Diário Bolivariano, de Emerson Alcade, com a participação Do Apenas Um Sarau Latino-Americano, na sexta-feira (5), às 19h, na Biblioteca (15º andar) do Sesc Avenida Paulista, 119, na Bela Vista, em São Paulo. Ingresso: Grátis – acesso livre, sujeito à lotação do espaço

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc Av. Paulista recebe lançamento de livro de Emerson Alcade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *