Servidores de Santo André concluem curso de Libras

353 0

Cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nesta terça-feira no Salão Burle Marx

Texto: Paola Zanei – Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Da Redação – Nesta terça-feira (14), 18 servidores que atuam na Praça de Atendimento do Paço de Santo André, além de funcionários da recepção, serviços e CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), receberam certificado do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A formação é uma iniciativa da Secretaria de Inovação e Administração, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, Escola de Ouro Andreense e Secretaria de Educação.

O curso, iniciado em agosto, teve como objetivo oferecer capacitação para atendimento adequado aos munícipes surdos que procuram informações e serviços no prédio da Prefeitura. Os servidores foram habilitados pela professora Fernanda Vanessa Alves Ribeiro, que atua no Polo Bilíngue (Português-Libras), unidade da Secretaria de Educação que atende estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estas pessoas estão na linha de frente da Prefeitura, são quem recepcionam os munícipes e, portanto, são referência para a população. Por isso é muito importante que esses servidores sejam capacitados para realizar um atendimento realmente inclusivo. A população necessita desse atendimento humanizado. Possibilitar isso é o nosso papel como poder público. Queremos aprimorar o atendimento e trazer a inclusão para dentro da Prefeitura por meio da formação dos servidores”, afirmou o secretário de Inovação e Administração, Almir Cicote.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima, acrescentou que a iniciativa representa um avanço importante na melhoria do atendimento às pessoas com deficiência que procuram a Prefeitura e informou que o curso terá continuidade no próximo ano. “É muito gratificante estar participando desse projeto, juntamente com a Secretaria de Inovação e Administração, Escola de Ouro Andreense e a Educação, atendendo a uma solicitação antiga das pessoas com deficiência, que cobravam por um melhor atendimento nos espaços da Prefeitura”, destacou.

Igor Francisco Coutinho, que atua na gerência semafórica do Departamento de Engenharia de Tráfego, diz que se sentiu realizado após a conclusão do curso. “Eu queria muito participar do curso. Eu sempre tive essa vontade de aprender Libras. Além disso, poder fazer parte da equipe que vai integrar todos os munícipes com deficiência, poder atender toda a população surda, é uma felicidade imensa”, disse Coutinho, que trabalha na Prefeitura de Santo André há 13 anos.

Atendente de informações no CPTER e há oito anos trabalhando na Prefeitura, Márcia Rodrigues Gonçalves acredita que a formação vai ajudar a melhorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva.

“O curso foi excelente para mim, principalmente por causa da função que eu exerço. Assim fica possível entender o que a pessoa precisa, para poder ajudá-la. Isso é muito bom. Eu já atendi diversas pessoas com deficiência auditiva e agora com o curso posso prestar um atendimento melhor a esse público. Depois que comecei o curso já atendi uma pessoa com surdez, nos comunicamos bem, e pude encaminhá-la para uma vaga de emprego. Foi excelente e, por isso, não posso deixar de agradecer a professora Fernanda pelo ótimo trabalho”, disse a servidora.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Servidores de Santo André concluem curso de Libras"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *