Da Redação – Há seis meses a SESI-SP Editora criou uma divisão totalmente voltada para o segmento de quadrinhos, com a proposta de formar uma linha de gêneros e estéticas narrativas diferentes para os públicos infantojuvenil e juvenil, apresentando histórias de qualidade, pensadas e desenvolvidas por autores conhecidos e, também, por artistas em início de carreira. A fórmula deu tão certo, com aceitação de mercado e ótimas avaliações de leitores, que levou a instituição a pensar em propostas mais ousadas.
A maior delas é “Spirou e Fantasio”, HQ que faz tanto sucesso na Europa quanto “Asterix e Obelix”, “Luck Lucky” e “Tintin”, mas que nunca teve uma série publicada sistematicamente no Brasil. “É, sem dúvida, o melhor termômetro sobre o que estamos planejando para este ano”, diz o editor-chefe da SESI-SP Editora, Rodrigo de Faria e Silva.
Spirou é um personagem que apareceu pela primeira vez em uma revista belga de 21 de abril de 1938. Um jovem aventureiro que trabalhava em um hotel e que, com o passar das edições, ganhou a companhia inseparável do repórter fotográfico Fantasio, desvendando tramas mirabolantes. Os roteiros coesos e os traços do chamado Estilo Atômico – grande rival de “Tintin”, Hergé e da Linha Clara – trouxeram popularidade aos trabalhos, conquistando fãs ao redor do mundo.
A editora anuncia que, além de adquirir os 12 primeiros volumes, tem a previsão de publicar, em 03 anos, todos os 54 livros da série, que contou com diversos autores e ilustradores. “O contrato foi assinado e as histórias Um Feiticeiro em Champigmac e 4 Aventuras de Spirou e Fantasio já saem em fevereiro”, vibra Rodrigo.
Para entender por completo este otimismo e a força da instituição é preciso voltar à 2014, ano de lançamento de “Humor Paulistano”. A obra, que apresenta os melhores trabalhos de gênios como Laerte, Angel e Glauco, recebeu o prêmio HQ Mix nas categorias Livro Teórico e Projeto Editorial e foi a pedra fundamental para a editora começara pensar neste mercado.
Em 2015 foi fechada uma parceria com o Quanta Estúdio, que resultou na produção de quatro álbuns: “Quantoon”, “Sobrenatural Social Clube”, “Pogando” e “Que Deus nos abandone”, todos lançados no segundo semestre deste mesmo ano. “A parceria com a Quanta foi apenas a primeira. Ainda vem muito mais por aí”, finaliza Rodrigo. Outro título importante, desta vez resultado de um processo de criação colaborativo à distância, com o roteirista em Portugal e o ilustrador no Brasil, foi “A Vida Secreta de Fernando Pessoa”, que fez bastante barulho ao trazer o célebre poeta português como caçador de criaturas sobrenaturais.
Nenhum comentário on "Série cult “Spirou e Fantasio” chega ao Brasil pela SESI SP Editora"