Da Redação – O Seminário de Ações Integradas de Economia Solidária em São Bernardo foi realizado na tarde desta sexta-feira (16), no Centro de Formação Celso Daniel. A abertura contou com a presença do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Carlos Alberto Gonçalves, do representante do Ministério do Trabalho e coordenador geral de Promoção e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ronaldo Tadeu Ferreira, do diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda, Koiti Aida, entre outras entidades parceiras no projeto.
O seminário encerrou as atividades deste ano com tema voltado para pequenos empreendedores inseridos na Economia Solidária, projeto que apoia ações estratégicas de incentivo ao desenvolvimento local e territorial sustentável. O modelo é resultado da parceria entre o município e o Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. “Fico emocionado em estar nesta cidade, que é conhecida por tanta luta sindical e pela defesa dos direitos trabalhistas. E economia solidária é uma forma de ajudar pequenos empreendimentos a saírem do anonimato, tomarem forma e ganharem visibilidade”, comentou Ronaldo Tadeu.
A secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo do Município de São Paulo, Sandra Faé, abordou em sua palestra o tema “Políticas Públicas de Economia Solidária: possibilidades e desafios”, e apontou a economia solidária como forma de um novo modelo de desenvolvimento, no qual o ser humano se posiciona no centro da economia, junto com a solidariedade, valores e princípios. E pontuou novos direcionamentos a serem seguidos por aqueles que fazem parte do projeto: “A gente precisa de unidades produtivas, produção de alimento em escala, produção de tecido e mais uma série de outras possibilidades que podem nascer da união e fortalecimento dessas políticas públicas de economia solidária. Para isso é preciso que o governo continue nos apoiando”, disse.
Por fim, o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda Koiti Aida apresentou as ações realizadas ao longo do projeto, envolvendo empreendimentos direcionados a grupos de reciclagem, rede de artesanato, horticultura urbana, rede de alimentação, rede têxtil e ecoturismo, entre outros, que atualmente contam com o apoio e suporte do programa de Geração de Trabalho e Renda.
Nenhum comentário on "Seminário apresenta novos caminhos da economia solidária em São Bernardo"