Atividade é destinada principalmente a educadores, estudantes e profissionais ligados à temática ambiental
Texto: Susi Elena – Crédito-foto: Divulgação/Semasa
Da Redação – Santo André tem 55% do território definido como Área de Proteção e Recuperação de Mananciais. Mas o que isso significa? Para elucidar essa questão, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de André) realiza em agosto uma nova formação sobre a temática, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
O minicurso “Áreas de Proteção aos Mananciais: suas origens e importância”, destinado principalmente a educadores, estudantes e profissionais da área de meio ambiente e afins, visa contextualizar histórica e geograficamente os mananciais de Santo André e também da região metropolitana de São Paulo, com abordagem de aspectos de biodiversidade e legislação. A ideia é refletir sobre ‘qual o futuro queremos para os mananciais?’. Conhecer o assunto é o primeiro passo para a proteção desses locais.
A atividade, que faz parte do projeto do Semasa ‘Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes’, acontecerá com formação teórica nos dias 7 e 14 de agosto (terças-feiras), das 14h às 17h, no Crea (Centro de Referência em Educação Ambiental – rua Igarapava, 250, Valparaíso). No dia 17 (sábado), das 8h às 17h, os participantes terão a oportunidade de fazer um trabalho em campo nas áreas de manancial de Santo André para conhecer as peculiaridades e curiosidades dos locais.
O minicurso será ministrado por Newton José Gonçalves Barros, que é geógrafo de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria e Meio Ambiente de Santo André; e por Leandro Wada Simone, que é mestre em planejamento e gestão do território e ocupa o cargo de gerente de Unidades de Conservação na Secretaria de Meio Ambiente.
As vagas para a atividade, que é gratuita, são limitadas e os participantes precisam fazer inscrição até o dia 31 de julho em www.semasa.sp.gov.br/minicursos ou pelo telefone 4433-9846.
Com carga horária de 16h (sendo 1h de trabalho complementar ao final do minicurso), o Semasa emitirá certificado para aqueles que tiverem 100% de frequência.
Nenhum comentário on "Semasa detalha áreas de mananciais de Santo André e da RMSP"